Apex promove rodadas de negócios em Dubai
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) promoverá em Dubai, entre os dias 9 e 11 de maio, o Brasil Trade Oriente Médio, evento de rodadas de negócios que reunirá até 30 tradings e empresas comerciais exportadoras, representando mais de cem empresas brasileiras de diferentes segmentos.
Os participantes dos setores de alimentos, bebidas,construção, materiais de construção, máquinas, móveis, decoração e autopeças terão a chance de se reunir com compradores dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait, Omã, Jordânia, Síria e Líbano.
Maurício Manfré, gestor de projetos da Apex, conta que a agência contratou uma consultoria em Dubai (que possui filiais nos países mencionados acima) que está buscando compradores interessados em negociar com as empresas já inscritas.
O executivo explica que esta é segunda edição do evento, que aconteceu pela primeira vez em 2009, na África do Sul. Lá, as empresas registraram US$ 4,3 milhões em negócios, além de US$ 40 milhões em negócios futuros, segundo estimativas dos próprios empresários brasileiros. Segundo Manfré, a agência deve realizar uma terceira edição ainda este ano, no sudeste da Ásia. “Estamos seguindo a rota de mercados-alvo”, declarou.
Manfré disse ainda que os setores selecionados para participar do Brasil Trade em Dubai foram apontados pela área de inteligência comercial da Apex como os que têm maiores chances de realizar negócios no Oriente Médio.
Em relação aos compradores procurados pela consultoria, eles devem se encaixar dentro de critérios estabelecidos quanto a “compras, volume de exportação e vontade de trabalhar com produtos brasileiros”, relata Manfré.
De acordo com o gestor da Apex, a agência ainda está na fase de arregimentação das empresas participantes. A seleção acontece até a próxima segunda-feira (29). As companhias interessadas em participar devem antes cadastrar-se no “Diretório das Tradings do Brasil” (www.tradingsdobrasil.com.br). Após realizar o cadastro no diretório, a empresa pode fazer a sua inscrição para o evento.
Agência Anba
Brasil e Peru querem incentivar comercio bilateral nas áreas de software e franquias
Lima (Peru) - A necessidade de aumentar o comércio entre Brasil e Peru em 2010, depois da queda de 40% registrada em 2009 em relação a 2008, foi o tema central da terceira reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Peru realizada ontem (22/3), em Lima. No comércio de serviços, foram identificadas oportunidades de crescimento do comércio bilateral nos segmentos de software e de franquias de empresas da área de alimentação.
Brasil e Peru também definiram cooperação técnica nas áreas de estatísticas de comércio de serviços, compras governamentais de microempresas e em serviços de profissionais nas áreas de engenharia e arquitetura.
Para o secretário-executivo do MDIC e chefe da delegação brasileira, Ivan Ramalho, a crise financeira internacional prejudicou o fluxo comercial entre os dois países, mas os números de janeiro e fevereiro de 2010 já mostram sinais de recuperação. “O resultado do primeiro bimestre foi 22% maior que o registrado no mesmo período de 2009”, destaca.
Em 2009, o intercâmbio comercial entre os dois países foi de US$ 1,973 bilhão, contra os US$ 3,255 bilhões registrados no ano anterior. Em janeiro-fevereiro deste ano, a corrente de comércio alcançou US$ 317 milhões, contra US$ 260 milhões no mesmo período de 2009.
Integração produtiva
Os setores de metal-mecânica – conversão de veículos para gás, dentre outros – e madeira e móveis foram destacados pelos governos como os segmentos com potencial para o início de integração de cadeias produtivas. O assunto foi incluído na pauta da reunião a pedido do governo brasileiro e tem sido debatido em várias reuniões de comissões de monitoramento.
Os peruanos também demonstraram interesse em conhecer a Política de Desenvolvimento Produtiva (PDP) do Brasil e conhecer a atuação do Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em áreas diversas, para diminuir barreiras técnicas que prejudicam o comércio bilateral. Um dos pontos de interesse dos peruanos é a metrologia brasileira em telecomunicações, sobretudo em relação ao sistema brasileiro de tevê digital.
De interesse dos peruanos, foram discutidas a abertura do mercado brasileiro para produtos vegetais e pesqueiros do país andino, normas sanitárias e de qualidade para produtos agrícolas e de pesca, além de defesa comercial.
Missão empresarial
A terceira reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Peru faz parte da agenda oficial da Missão Empresarial Peru-Colômbia que está sendo promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) , de 22 a 25 de março.
Além dos dois órgãos, também participaram da missão representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Inmetro.
O primeiro dia da missão ainda teve rodada de negócios entre empresários brasileiros e peruanos. Nesta terça-feira, a programação prossegue com reuniões de governo e visitas empresariais a empresas peruanas. Dias 24 e 25 de março, a delegação brasileira estará em Bogotá (Colômbia) para novas rodadas de negócios e uma reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Bolívia.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
Missão para China: Câmara Brasil-China organiza grupo empresarial para visitar a Canton Fair
A feira tem duas edições por ano, com três fases cada. Na primeira edição, a primeira fase será realizada de 15 a 19 de abril, a segunda de 23 a 27 do mesmo mês e a terceira 1 a 5 de maio.
Realizada na cidade de Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China, a Canton Fair apresenta sua 107ª edição em abril de 2010. Na edição de outubro de 2009, a maior feira multissetorial da China reservou mais de 1 milhão de m² para a exposição em 55 mil stands de 22 mil empresas chinesas e 386 estrangeiras e recebeu a visita de 188 mil visitantes internacionais. Ainda segundo os organizadores, os negócios fechados somaram cerca de US$ 30 bilhões.
A feira tem duas edições por ano, com três fases cada. Na primeira edição, a primeira fase será realizada de 15 a 19 de abril, a segunda de 23 a 27 do mesmo mês e a terceira 1 a 5 de maio.
Encontro com autoridades chinesas - Além da oportunidade de visitar a Canton Fair e outras feiras setoriais na mesma época, a CBCDE oferece uma extensão para os empresários conhecerem a cidade de Yiwu, o maior centro de distribuição de produtos de varejo do mundo, localizada a 300 quilômetros de Shanghai.
Os empresários que participarem da missão da CBCDE serão convidados para um jantar de recepção com autoridades dos governos de Guangzhou e Yiwu.
Setores representados - A primeira fase (de 15 a 19 de abril) será dedicada aos negócios de máquinas e equipamentos pesados; pequenos maquinários; bicicletas; motos; autopeças; produtos químicos; hardware; ferramentas; veículos; máquinas para construção; eletrodomésticos; eletrônicos; produtos elétricos; computadores e produtos de comunicação; equipamentos de iluminação; materiais de construção e decoração; e artigos sanitários e para banheiro.
Na segunda fase (de 23 a 27 de abril) será aberto espaço para os empresários dos setores de artigos de cama, mesa e banho; artigos de decoração; vidros; móveis; produtos em aço; produtos para jardinagem; produtos em pedras e aço; itens de utilidade doméstica; produtos de estética; artigos de higiene; relógios; instrumentos ópticos; brinquedos; presentes e prêmios; e produtos para festas.
Na terceira fase (1 a 5 de maio) estarão expostos vestuário masculino e feminino; vestuário infantil; roupa íntima; artigos esportivos e casuais; produtos de pele; couro; plumagem e produtos relacionados; acessórios de moda; tecidos para o lar, matéria-prima têxtil e tecidos; carpetes e tapeçarias; alimentos; produtos médicos e para saúde; aparelhos médicos, descartáveis e para curativos; produtos para viagem e lazer; e material de escritório.
Missão-A missão comercial organizada pela CBCDE está aberta para todas as empresas, inclusive as micro e pequenas, com pacotes a partir de US$ 2,880.00.
[ Inscrições/ informações: E-mail: cbcde@cbcde.org.br
Telefone: (11) 3082-2636
Site: http://www.cantonfair.org.cn/].
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