LEGISLAÇÃO

terça-feira, 31 de julho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 31/07/2012



Operações no canal de acesso aos portos estão restritas em Itajaí

A correnteza do Rio Itajaí-Açu está restringindo as operações no canal de acesso aos portos de Itajaí e de Navegantes. A praticagem, responsável pelas manobras de entrada e saída de navios, informou que nenhuma embarcação deixou de atracar nas duas cidades por conta da correnteza. Porém, as manobras só estão ocorrendo no período de maré enchendo, quando a força da correnteza diminui.

A praticagem acredita que, por causa da previsão de chuva forte, a restrição irá permanecer durante esta segunda-feira. Caso a correnteza aumente e ofereça riscos nas manobras, o canal de acesso poderá ficar fechado até que a situação se normalize.

Fonte: A Notícia/SC



Novas obras à vista: as cargas vão passar


O governo estadual deve concluir até 2016 pelo menos nove obras que estão sendo implementadas na Região Metropolitana. Os serviços viários, além de atenderem o transporte individual e coletivo, terão a função ainda de desafogar o tráfego de cargas, principalmente daquelas embarcadas e desembarcadas nos portos da Grande Vitória. Vai ajudar também o fluxo das cargas que abastecem o comércio.

"O governo estadual está buscando todas as alternativas possíveis para reduzir os gargalos logísticos objetivando melhorar a logística do Espírito Santo, reduzir os custos no transportes de carga e recuperar a competitividade dos nossos portos", explicou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

A falta de investimento em logística nos últimos anos – os investimentos em portos, rodovias federais e aeroportos, não custa lembrar, são de responsabilidade do governo federal – é responsável pela perda de competitividade de uma das principais vocações do Estado, o comércio internacional.

Sem a realização dos investimentos previstos na área de logística, o Espírito Santo, por mais de uma década, vem convivendo com problemas que se transformaram em gargalos que minam a competitividade dos portos. E a atividade portuária, por conta desses entraves, teve os custos elevados e a competitividade reduzida.

Uma das reclamações dos usuários do Porto de Vitória é a dificuldade de acesso dos caminhões para a entrada e saída de cargas diversas. O problema deverá ser solucionado com a construção do Portal do Príncipe, que terá uma via de acesso ao Porto de Vitória de uso exclusivo para caminhões. A via dará acesso dos caminhões ao porto, a partir das Cinco Pontes.

Fonte: A Gazeta/Vitória,ES / Rita Bridi

Nenhum comentário: