LEGISLAÇÃO

terça-feira, 17 de julho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 17/07/2012



Appa dobra produtividade na movimentação de fertilizantes

Os portos paranaenses, administrados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), movimentaram na semana passada nove mil toneladas por dia e por navio atracado, chegando, em alguns casos, à produtividade de até 12 mil toneladas por navio ao dia.

A Appa credita ao esdorço conjunto dos envolvidos na operação o resultado positivo. Os importadores conseguiram melhorar consideravelmente a logística de escoamento do fertilizante, liberando espaços na retroárea e tornando mais rápida a descarga nos terminais.

No mês de junho, foram importados pelos Portos de Paraná 718 mil toneladas de fertilizantes, um volume 8% superior ao registrado no mesmo mês em 2011. Apesar da chuva que paralisou as operações em cerca de 15 dias no mês de junho, foi possível aumentar a produção em relação ao ano anterior.

No acumulado do ano, a movimentação de fertilizantes ainda apresenta queda de 14% no comparativo com 2011, reflexo do recuo nas exportações verificado nos primeiro quadrimestre fruto dos bons estoques do setor e a alta do dólar, que postergaram o início das importações do produto. Neste primeiro semestre, já foram importados 4 milhões de toneladas do produto.

Para atender a crescente demanda dos navios de fertilizantes a Appa destinou, além dos dois berços preferenciais para fertilizantes, outros três alternativos para o recebimento do produto. Somam-se a estes berços os dois no Porto de Antonina, que também estão recebendo navios de fertilizantes, e o berço exclusivo da Fospar.

A nova medida, que está sendo aplicada pela Appa, dita que os navios que atracam nos berços alternativos têm o direito de concluir a operação de descarga antes da atracação do navio preferenciado para aquele berço. Antes desta norma, os navios de fertilizantes eram obrigados a desatracar com a chegada do navio preferencial para aquela vaga. Fora isso, todos os operadores tem que apresentar produtividade mínima de descarga de seis mil toneladas por dia. Caso a produtividade não seja cumprida, o navio é desatracado.




Aeroporto de Maringá ganha pátio para aviões de carga
Redação Bonde
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, estará em Maringá nesta terça-feira (17) para inaugurar o novo pátio do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior. 

Com área de 13 mil metros quadrados, o novo pátio dá suporte à operação dos grandes aviões detransporte de cargas, oferecendo condições necessárias para comércio exterior. 

De acordo com o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, a primeira fase do programa de trabalho para capacitar o aeroporto começou em 2006 e foi até abril de 2007, com a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), habilitando o Aeroporto para o Tráfego Internacional de Cargas. Em junho de 2009 saíram os atos de alfandegamento assinados pela Receita Federal, tanto do Aeroporto quanto do Terminal de Cargas. 

"Até hoje recebemos grande aeronaves vindas de Miami com frequência de operações quinzenais e cargas limitadas, porque não tínhamos pátio com essa área e suporte. A partir de agora, investidos aproximadamente R$ 3 milhões levantados junto ao Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFFA) - 70% de aporte federal e 30% estadual – inaugurando o novo pátio estamos viabilizando a regularidade dos vôos internacionais de carga", afirma Valêncio.

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