| Movimentação no Porto de Santos bate recorde |
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou novo recorde no primeiro quadrimestre deste ano, alcançando o total de 30.460.788 toneladas. A movimentação foi impulsionada pela forte alta das exportações, com aumento de quase 12%, elevando o total operado em 6% sobre a melhor marca que até então tinha sido registrada no período, de 28.726.324 toneladas em 2011.
Os elevados embarques do complexo soja (grãos e pellets), que lideram o movimento físico do porto, propiciaram o crescimento das exportações. Cerca de 25% do total geral de movimentação de cargas do porto nos quatro primeiros meses do ano eram do complexo de soja. Com mais de 7,6 milhões de toneladas escoadas pelo porto, a soja alcançou um aumento de 44% em comparação com o mesmo período de 2011. O volume do produto em grão (6,8 milhões de toneladas) colocou Santos como principal porto escoador de soja, com aproximadamente 40% do total exportado pelo Brasil. Embora seja a segunda mercadoria mais movimentada no porto, o açúcar registrou queda de 15,1% no período devido ao atraso na moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do país. A expectativa é de que a chegada do volume da safra 2012/2013 aumente a movimentação do produto no porto. Já as importações tiveram retração de 3,7% no quadrimestre. Carga de maior participação dentre as compras do país, o carvão registrou queda de 22,7%, seguido pela diminuição do adubo (-15,1%) e de trigo (-20,1%). Na balança comercial, Santos teve crescimento de 4,7%, com US$ 35,4 bilhões de cargas comercializadas com o mercado externo. As importações somaram US$ 17,6 bilhões, com alta de 6,6%, e as exportações atingiram US$ 17,8 bilhões, 1% a mais. Com o total apurado nos quatro primeiros meses mais a previsão para os demais, a expectativa aponta para o fechamento do ano em mais de 100 milhões de toneladas de carga movimentada em Santos. Fonte:Agência |
| Porto de Paranaguá quer dobrar seu movimento até 2030 |
Um dos maiores portos graneleiros do país, Paranaguá (PR) pretende duplicar sua movimentação até 2030, por meio da expansão do cais a um novo município e da diversificação de cargas.
Segundo o estudo, o aumento da demanda até 2030 será puxado não somente por grãos e fertilizantes, que são hoje as principais mercadorias de Paranaguá, mas principalmente por cargas em contêineres, álcool e máquinas, que terão o maior crescimento entre as cargas do porto. "A tendência é que o porto continue com perfil graneleiro, mas diversifique suas cargas", afirma o engenheiro Juliano Elias, coordenador de planejamento do porto. Em uma previsão conservadora, o porto movimentará, em 2030, 83 milhões de toneladas ao ano, ante 41 milhões de toneladas em 2011. O estudo prevê o acréscimo de 7,5 milhões de metros quadrados de área ao porto, o que triplicaria o seu tamanho. A expansão será feita na região de Embocuí, a oeste do atual cais, e em Pontal do Paraná, município litorâneo a leste de Paranaguá. Por enquanto, não há previsão orçamentária para construir novos terminais. A preocupação da atual administração é reagir à expansão dos portos de Santa Catarina, que vêm "roubando" cargas de Paranaguá. O plano ainda deve passar pela aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria dos Portos. Fonte: FOLHA.COM |
| Navio mercante afunda no litoral de Fortaleza |
Segundo Centro de Defesa Ambiental, foi verificado um pequeno vazamento de óleo no entorno da embarcação
O navio mercante NM Seawind afundou na noite de ontem, no litoral de Fortaleza, numa profundidade de dez metros. Segundo nota da Capitania dos Portos do Ceará, no início da manhã de ontem, a embarcação, de bandeira do Panamá e nacionalidade búlgara, apresentava apenas a superestrutura e o bico de proa fora d´água. "O Centro de Defesa Ambiental (CDA) observou pequenas quantidades de óleo diesel dentro do perímetro de contenção instalado nas proximidades do navios", diz a nota. Por isso, foi formado um Gabinete de Crise, instituído sob a coordenação da Autoridade Marítima e com a participação da Companhia Docas do Ceará, Petrobras, Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Advocacia Geral da União, Polícia Federal, Ibama, Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Corpo de Bombeiros e Praticagem. De acordo com o capitão dos Portos do Ceará e Capitão-de-Mar-e-Guerra Adauto Braz da Silva, o gabinete analisará tecnicamente a situação e as possibilidades para novamente o navio flutuar e se minimizar o impacto ambiental. A Semace informou, ontem, que fará, na manhã de hoje, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vistoria, por meio de um sobrevoo ao local, para verificar as barreiras de contenção e possíveis manchas de vazamento no entorno da embarcação. Preocupação O naufrágio do navio chamou atenção de quem esteve na Praia de Iracema, na manhã de ontem. Moradores do bairro, nas proximidades do calçadão, foram até a areia da praia e no espigão à altura da Rua João Cordeiro para observar o trabalho da Capitania dos Porto. A preocupação geral é se, com o derramamento de óleo, haverá um desastre ecológico. "Temos que saber se o impacto ambiental será grande e o que acontecerá com nosso litoral", afirmou o professor Artur Freitas. "É um absurdo o que deixaram acontecer. Porque, primeiro, não resolveram o problema do pessoal do navio. Estava aí há um ano até ocorrer isso", questionou, indignado, o estudante João Felipe de Almeida. Navio afunda no litoral de Fortaleza Turistas também comentaram o naufrágio. "Sou de São Paulo e estou aqui a trabalho. Aproveitei a folga para tomar banho de mar e foi surpreendido com o problema. Aqui é um paraíso e não pode enfrentar uma situação que poderia ter sido resolvida antes", frisa a engenheira Fátima Diniz Sousa. Fonte: Diário do Nordeste (CE)/LÊDA GONÇALVES |
| Governo alemão quer facilitar comércio marítimo com Brasil |
O Diretor Comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Carlos Kopittke, recebeu na última sexta-feira (28.06) na sede da empresa a visita de comitiva formada por autoridades do governo da Alemanha com o objetivo de promover facilitação para intensificar trocas comerciais com o Brasil. O grupo, chefiado pela diretora geral do Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Birgitta Worringen, tem a participação da Logistics Alliance Germany, uma agencia de desenvolvimento logístico criada por iniciativa daquele governo para promover soluções logísticas de transporte e distribuição na Alemanha e Europa.
O grupo assistiu apresentação sobre as ações da Codesp e do governo brasileiro para o Porto de Santos, percorreu o estuário para conhecer as instalações e visitou o terminal de contêineres da Santos Brasil. Fonte:– SEP/Andrezza Barros/Assessoria de Comunicação da CODESP
http://portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/17472-governo-alemao-quer-facilitar-comercio-maritimo-com-brasil
Clube Internacional de Seguros de Transportes é oficializadoEntidade surge com foco de capacitar e integrar todos os membros da cadeia logística
Revista Cobertura
A diretoria do Clube Internacional de Seguros de Transportes (CIST) foi empossada ontem, 28 de junho, em São Paulo. “A iniciativa do CIST, voltada para que se consiga reunir os talentos do seguro de transporte de cargas, permite com que cada um dê a sua contribuição”, ressaltou o presidente José Geraldo da Silva.
O objetivo do Clube é reunir, integrar e capacitar os profissionais da cadeia logística de seguro de transportes, além de promover a discussão sobre questões relacionadas ao segmento. “Quando começamos o projeto identificamos que essa era uma necessidade em todas as áreas, seja seguradora, corretora, resseguradora ou reguladora de sinistros”.
Ainda durante a posse e entrega dos certificados dos sócios-fundadores, José Geraldo adiantou que em breve será dado início ao ciclo de eventos e cursos.
Diretoria Executiva do CIST:
José Geraldo da Silva - Presidente
Salvatore L. Junior – 1º Vice-presidente
Aparecido Mendes Rocha – 2º Vice-presidente
Odair Negretti – 3º Vice-presidente
Carlos Zuppi Zanini – 1º Secretário
Carlos José de Paiva – 2º Secretário
Francisco Carlos Gabriel – 1º Tesoureiro
Walter Venturi – 2º Tesoureiro
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