LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 06/07/2012




Paranaguá (PR) ganha projeto de terminal de passageiros

Capa da Matériaver galeria
Paraná é o terceiro mercado emissor de turismo de cruzeiros
05/07/2012 14:45
Na última sexta-feira, 29 de junho, foi realizada em Paranaguá (PR), uma reunião que contou com a presença do Secretário do Turismo do Paraná, Faisal Saleh, da Diretora de infraestrutura da Abremar – Associação Brasileira das Empresas Marítimas e Diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite e do Grupo de Trabalho Naútico do Turismo do Paraná que apresentou o projeto do Terminal de Passageiros de Paranaguá.

Este projeto está previsto no PZDO - Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado, dentro do projeto de expansão do Porto de Paranaguá e conta com recursos do Ministério do Turismo. De acordo com Faisal, o Porto de Paranaguá fará o EVTE - Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica e o Sistema Setu, articulado com a APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e diversas outras secretarias contratará o Plano de Ordenamento Náutico do Litoral do Paraná, apontando para as diversas alternativas de investimentos públicos e privados, como marinas, resorts, atrativos de ecoturismo, pesca, turismo de aventura, entre outros.

Segundo Marcia, o Paraná é o terceiro mercado emissor de turismo de cruzeiros e, ter o terminal de passageiros inserido no plano de zoneamento é uma conquista para o Estado e um salto adiante para os investidores. Com navios de capacidade entre 2.200 e 4.300 pessoas, a MSC estuda realizar paradas técnicas dos cruzeiros em Paranaguá. No ano passado, o navio alemão Aida Cara, que trazia 1200 passageiros a bordo, realizou quatro paradas técnicas em Paranaguá.

A intenção do Grupo de Trabalho Náutico é também apresentar o projeto do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá para todos os representantes da Abremar em agosto deste ano, durante o Festival de Turismo do Litoral. A ideia é trazer os armadores, leva-los para visitar a região e com isso ampliar a possibilidade de sucesso e a confiança na região.

http://www.revistahoteis.com.br/materias/11-Trade/8348-Paranagua-ganha-projeto-de-terminal-de-passageiros-e-passa-a-integrar-rota-de-navios-de-cruzeiros



Alto custo das rodovias pode motivar novos meios de transporte no Brasil

RAFAEL DIAS BORGES


FCDL-RS apoia a 14ª Transposul, em busca de inovações que comprovem os benefícios das ferrovias e hidrovias como meio de diminuir custo dos produtos 
 
O setor de logística é extremamente relevante para os lojistas e consumidores. O custo de transportar produtos entre pontos distantes até o estado gaúcho incide diretamente no preço final. Por esta razão, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul apoia a 14ª edição da feira Transposul. O evento especializado em transporte e logística pode apresentar inovações e estudos que podem trazer economia neste processo, beneficiando ao varejo e seus clientes. 
 
- O transporte tem uma influência direta no varejo, pois a base logística do Brasil ainda é sustentada basicamente pelo transporte rodoviário. Trata-se de uma das opções mais caras. É extremamente importante apoiar estudos aprofundados sobre os melhores meios de transportar produtos e buscar diferenciais competitivos, para evitar o encarecimento nos pontos de venda - considera o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 
 
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), José Carlos Silvano, o setor é um dos maiores contribuidores do PIB brasileiro. 
 
- No Rio Grande do Sul, são mais de 8 mil empresas de transporte e logística, com mais de 240 mil caminhões em circulação. Nosso setor transporta 86% de tudo que se produz e consome no estado. No país, são mais de 70 mil organizações, com mais de 2,5 milhões de equipamentos de transporte em atividade - informa Silvano. 
 
Segundo o deputado estadual Frederico Antunes, que representou a presidência da Assembleia Legislativa na ocasião, a ampliação de infraestrutura e novos meios de transporte pode ser uma opção mais viável para um país continental como o nosso. 
 
- O transporte hidroviário e ferroviário deverão ser alternativas fundamentais para alcançarmos aquilo que nos interessa. Devemos estar atentos, enquanto representantes de um sistema que mantém a dignidade deste país, para fazer uma ampliação no investimento na área de infraestrutura - considera o deputado. 
 
A 14ª Transposul - Feira e Congresso de Transporte e Logística, acontece de 4 a 6 de julho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Durante os debates, serão abordados temas como novas tendências tecnológicas e alternativas para o futuro dos transportes. 
 
FCDL-RS
 
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) representa as Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses dos seus associados.
 
Atuando ativamente na representatividade política do setor varejista gaúcho, a instituição busca a qualificação e o desenvolvimento deste segmento, através de uma agenda estratégica focada em torná-lo referência mundial até o ano de 2017.





Plano Brasil de Infraestrutura Logística



No próximo dia 10 de julho, a Diretoria Executiva e Administradores  do Conselho Regional de Administração- CRA-MS promoverão uma reunião, na sede do Conselho às 9h, para a elaboração de um Plano de Logística denominado "PLANO BRASIL DE INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA" (PBLog-CFA). Participarão também, representantes dos Orgãos Publicos, Entidades Classistas, Sindicatos,  Empresas Publicas, Prestadoras de Serviços , Empresas do ramos de Logistica do Estado., etc.
O objetivo deste plano é elaborar o diagnóstico do Brasil,considerando as proposições regionais concretas, visando a melhoria da infraestrutura brasileira.
Serão organizados cinco Seminários Regionais para que sejam apresentadas soluções de infraestrutura e transporte, incluindo estradas, portos, aeroportos,rodovias, duto vias e as infovias.
Estes seminários têm como objetivo primordial a apresentação ao Governo Federal e aos demais segmentos da sociedade brasileira, um plano final de propostas viáveis que possam resolver os problemas crônicos de mobilidade de produtos.
Após as reuniões de cada Regional, as propostas apresentadas serão encaminhados ao CFA- Conselho Federal de Administração para que sejam entregues a Presidenta Dilma Rousseff e Governadores dos Estados.
Serviço:
CRA_MS
endereço: Rua Bodoquena, 16- Bairro Amambai
Campo Grande-MS
Fone: 3316 0300



Nenhum comentário: