LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PORTOS E LOGISTICA -25/06/2010

Novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo é apresentado para o CAP
A preocupação com a sinalização náutica do Porto do Rio Grande devido à aproximação do estabelecimento do novo calado, que deverá atingir 47 pés, foi sanada pelo superintendente do porto rio-grandino, Jayme Ramis, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Rio Grande (CAP/RG), na manhã de terça-feira. Na ocasião, Ramis apresentou o projeto para implantação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo do porto gaúcho, conhecido como VTMS. O Sistema, que é utilizado por portos da Europa, como o de Barcelona e Roterdã, contará com investimentos do Governo do Estado de aproximadamente R$ 25 milhões.

De acordo com o projeto serão implantadas 18 bóias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão o sistema de sinalização náutica já existente. A diferença é que as novas bóias possuem sensores inteligentes e são monitoradas por radar, integradas por radiofrequência GSM e interligadas a diversas estações estrategicamente posicionadas ao longo dos canais e bacias de evolução a serem monitorados.

Com o sistema, o primeiro a ser implantado no Brasil e que servirá de referência para os demais portos nacionais, será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas, localização das bóias, entre outras que ainda poderão ser utilizadas no monitoramento ambiental. As bóias, que possuem alcance de 35 milhas náuticas, emitirão informações que poderão ser acessadas pela Internet. Além disso, o sistema será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real.

Para o funcionamento do novo sistema será instalado um radar na torre localizada ao lado do Tecon Rio Grande, onde estão instalados os cabos que levam energia elétrica para o município de São José do Norte e que serão substituídos por cabos subaquáticos. Além disso, será instalada uma torre de controle na parte superior do prédio do antigo frigorífico João Mascarenhas, no Porto Novo. A previsão é que em julho seja licitada a contratação dos serviços, devendo o sistema estar implantado em 180 dias após assinatura do contrato. “Com isso, na próxima safra de grão já estaremos com nova sinalização e um excelente calado, garantindo maior segurança ao usuário do porto rio-grandino”, salientou Ramis.

O presidente do CAP/RG, Ayres Apolinário, disse que ficou satisfeito em saber que a administração do Porto do Rio Grande está preparando-se para os avanços que a área portuária terá frente aos grandiosos investimentos públicos e privados que estão sendo realizados.
Jornal Agora (RS)



Suframa assinará novo acordo para implantação de indústrias italianas no Polo Industrial de Manaus
Na próxima terça-feira (29), a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, assinará novo memorando de intenção com o Governo da Itália visando à constituição de grupos técnicos de trabalho que discutirão oportunidades de colaboração mútua e investimentos do empresariado italiano no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O anúncio da assinatura do memorando foi feito nessa terça-feira, 22, durante reunião entre a SUFRAMA e uma delegação italiana formada por representantes governamentais e empresários do setor de Duas Rodas. A reunião, realizada na sede da autarquia, foi a primeira atividade da missão comercial italiana na capital amazonense.

O memorando de intenção a ser assinado na próxima semana virá reforçar um primeiro acordo firmado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela SUFRAMA com o Governo da Itália, em abril deste ano, durante missão oficial brasileira à região da Toscana. O novo acordo deverá continuar priorizando investimentos no polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus, mas também contemplará outros segmentos industriais estratégicos, como as áreas de construção civil e logística.

O interesse crescente do empresariado do país europeu em conhecer e investir no modelo Zona Franca de Manaus, segundo a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, deverá resultar na implantação de fábricas italianas no PIM ainda neste ano. “Os projetos de investimento deverão começar a ser apresentados nas próximas reuniões do Conselho de Administração da SUFRAMA. Temos indicativos de que já no segundo semestre as primeiras indústrias italianas começarão a se implantar. A expectativa é de que venham a se instalar aqui não apenas fabricantes de bem final, mas também de componentes, o que virá qualificar e fortalecer a competitividade do polo de Duas Rodas da ZFM como um todo”, afirmou a superintendente.

Entre a comitiva estrangeira, o discurso é de que a vinda das empresas italianas para o PIM deverá mesmo se consolidar em breve. “Há uma sensação de que devemos recuperar o tempo perdido, pois já deveríamos ter nos instalado aqui há mais tempo. Tivemos somente agora a chance de conhecer o modelo ZFM como um ambiente amplo para investimentos e esperamos fazer grandes negócios no coração da Amazônia”, afirmou Masimo Casini, representante da Associação Italiana de Ciclo, Motociclo e Acessórios (ANCMA).

Segundo Casini, dentre as empresas que estariam interessadas em vir para Manaus destaca-se a Ducati, fabricante de motocicletas esportivas das linhas “Monster”, “Streetfighter” e “Multistrada”, entre outras, que são comercializadas atualmente em mais de 60 países. “Estamos em fase avançada de negociações para que a Ducati possa se instalar em Manaus e, junto com ela, deverão vir outras fábricas de componentes”, complementou. Ele anunciou ainda que uma grande empresa da área de construção civil da região da Toscana também já manifestou oficialmente interesse em conhecer o modelo ZFM e fazer investimentos em Manaus.

Os últimos detalhes do memorando de intenção a ser assinado na próxima semana entre os dois países foram discutidos nesta quarta-feira, durante reunião entre os representantes da comitiva italiana e técnicos da SUFRAMA e do Governo do Estado. A missão comercial italiana em Manaus encerra-se nesta quinta-feira, com novas visitas a fábricas do PIM.
Suframa



Demanda impulsiona aumento de 13% no trade entre Ásia e EUA
A TSA (Transpacific Stabilization Agreement) divulgou números que atestam um "modesto mas sustentado crescimento econômico" no trade transpacífico, segundo a própria organização.

A liga de armadores informou que as movimentações no comércio entre Ásia e EUA totalizaram 1,27 milhão de Feus (unidade equivalente a um contêiner de 40 pés) durante o primeiro trimestre do ano.

Os números representam um aumento de quase 13% em relação à carga conteinerizada escoada durante o mesmo período do ano passado - embora este nível ainda esteja abaixo dos volumes de 2008.

No mês de maio, os 15 membros da TSA apontaram incremento de 24,1% nos embarques para a costa oeste dos EUA, em comparação ao mesmo mês do exercício anterior, e um salto de 30,8% em todas as exportações com destino à costa leste e ao Golfo do México, pelo Canal do Panamá.

O aumento da demanda de carga da Ásia para os Estados Unidos no primeiro trimestre pegou os armadores e clientes desprevenidos. Com isso, as companhias estão tomando medidas individuais para suprir a demanda. Linhas passaram a reativar serviços extintos, empregaram embarcações adicionais para carregamentos em direção aos EUA e também optaram por transbordos, para manter equipamentos perto dos portos, otimizando as operações.

A receita, entretanto, continua sendo uma preocupação para os armadores que, juntos, perderam mais de US$ 15 bilhões em 2008. "As linhas se encontravam em situação difícil no ano passado e essa foi uma experiência decepcionante", disse o presidente e chefe executivo da Hanjin Shipping e também atual presidente da TSA, Kim Young-min.

Mas o executivo ressalta o lado positivo da crise. "Depois do ano passado, nenhuma transportadora vai voltar a operar navios subutilizados e com taxas que não compensam. Cada escala e equipamentos terão de ser economicamente justificáveis", afirma.

"Embora o panorama econômico a longo prazo ainda permaneça incerto, as operadoras agora estão vendo uma onda forte na temporada de pico que pode durar alguns meses", aposta Kim.
Grupo Intermodal - Guia Marítimo




Vendas de máquinas e equipamentos crescem 12,9% em maio, mostra Abimaq
SÃO PAULO - O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos alcançou R$ 5,867 bilhões em maio, cravando uma alta de 12,9% em relação ao mesmo mês de 2009. Na comparação com abril, a expansão foi de 13,7%, segundo levantamento divulgado hoje Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

No acumulado de janeiro a maio, o setor faturou R$ 27,751 bilhões, 15,3% acima do montante registrado em igual período do calendário anterior.

Segundo o balanço, as exportações da indústria de bens de capital mecânico foram de US$ 731 milhões em maio, superando em 28,2% as vendas externas do quinto mês de 2009.

Já as importações de máquinas e equipamentos no Brasil cresceram 34,9% nessa base de comparação, para US$ 1,966 bilhão.

De janeiro a maio, essa indústria acumulou déficit comercial de US$ 5,373 bilhões, cifra que supera em 12% o saldo negativo dos cinco primeiros meses de 2009 (US$ 4,796 bilhões).

A Abimaq também reportou que o nível de emprego no setor caiu 0,3% entre abril e maio, registrando 242,3 mil pessoas empregadas.
Valor OnLine - SP




Governador de SP pede autorização para construir terceiro aeroporto do Estado
O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), disse nesta quarta-feira que encaminhou um pedido para autorização da construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana.

O documento foi encaminhado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Infraero (estatal que administra os aeroportos). A declaração foi dada durante a assinatura para a implantação de um Poupatempo da Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo.

"Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos estão congestionados, a situação é caótica, nós próximos anos vai se agravar muito. Já falei com o ministro [Jobim] há tempo, agora estamos formalizando um pedido de autorização, já que o governo federal por uma razão ou por outra não faz isso"

Goldman citou que o Estado de São Paulo terá competência para a execução da obra, da mesma forma que é responsável pela infraestrutura de estradas. Segundo ele, pode ser feita uma parceria público-privada para a construção.

O governador evitou citar a área de localização do próximo terminal e alegou que é para evitar especulação imobiliária. "Se tivermos essa autorização, vamos declarar como uma área de utilizadade pública para preservar ocupação do local", argumentou.
Folha OnLine - SP



Governo começa licitação de portos
O governo começou ontem o processo de licitação de portos públicos. A Secretaria de Portos publicou portaria convocando empresas interessadas em elaborar projeto básico e estudo de empreendimento para o novo porto de Manaus (AM). As empresas têm até o final do mês de agosto para registrar os projetos na secretaria.

De acordo com o documento, o novo porto terá 376 mil metros quadrados e ficará na área que já foi ocupada pela Siderama (Companhia Siderúrgica da Amazônia), estatal federal que já foi extinta.

Os próximos portos a serem licitados para a iniciativa privada deverão estar localizados na Bahia: um novo porto em Ilhéus (chamado Porto Sul) e a privatização do porto de Aratu, na Bahia de Todos os Santos.

A licitação de portos públicos está prevista desde a reforma do setor, em 1993, mas nunca foi feita.

O governo espera poder atrair para o negócio os atuais operadores privados de terminais portuários (como os grupos Santos Brasil e Libra, por exemplo) e os grandes usuários de transporte de carga (exportadores e importadores), como mineradoras (Vale, EBX, Bahia Mineração), fabricantes de produtos químicos (Brasken) e empresas do agronegócio.
Folha de São Paulo
  

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