Navios voltam a atracar no Porto de Itajaí
30/04/2010
As manobras de atracação dos navios no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu foram retomadas ontem pela manhã. Até o início da noite, foram feitas oito pela praticagem. As manobras estavam suspensas desde domingo, por dificuldades para movimentar as embarcações. No início da noite de segunda-feira, o navio CMA CGM Lilac (foto) se desprendeu do berço 2 da Portonave e teve de ser amparado pelos rebocadores e levado para alto-mar. O mesmo navio retornou ontem para concluir procedimentos e deve deixar o complexo ainda hoje, quando estão previstas atracações de cinco navios e quatro manobras de saída.
Conforme a praticagem, os quatro dias parados geraram atraso no fluxo de manobras e fizeram aumentar a fila de navios previstos para atracar em Itajaí e Navegantes.
Portos e Navios
Gerenciadores de riscos debatem a simplificação de processos
Evento realizado em São Paulo pela Gristec reuniu os maiores representantes dos setores de gerenciamento de riscos, rastreamento e segurança patrimonial para debates de grande importância para o mercado de transporte de cargas
29/4/2010
O gerenciamento de riscos esteve em debate esta semana em São Paulo no evento realizado pela Gristec, o 2º Seminário de Gerenciamento de Riscos, que reuniu representantes das empresas que oferecem produtos e serviços do setor e seus clientes.
Em pauta, as tecnologias utilizadas para minimizar o impacto dos sinistros, como o roubo de cargas, e a padronização de processos para a diminuição de custos. Um dos destaques foi a vontade do segmento de criar um cadastro positivo para os motoristas, modificando o modo atual de verificação do status dos condutores de veículos de cargas.
O caminho para a padronização dos Planos de Gerenciamento de Riscos (PGRs), mesmo que minimamente, também foi um grande destaque do evento, que contou com apresentação do gerente de Riscos e Seguros da DHL no Brasil, Guilherme Brochmann. Neste painel, que contou com a mediação de Cileneu Nunes, diretor da Zatix (da marca Omnilink), o representante da DHL sugeriu um processo para a unificação dos PGRs que seria mediado pela Fundação Getúlio Vargas. “A ideia é eleger alguns parâmetros básicos para os PGRs, aceitos pelo mercado. Hoje, existem inúmeros Planos exigidos pelos embarcadores e os operadores do transporte sofrem com esta montanha de exigências. O caminho é montar um manual básico por meio de uma instituição séria como a Gristec e a FGV”, disse.
TRANSPORTABRASIL
Um comentário:
Oi!
Me mandaram esse vídeo aqui sobre um tal Clube dos Honorários Amantes da Burocracia.
http://www.youtube.com/watch?v=5QXwyM84HFM
É uma piada com os processos burocráticos, quase sempre presentes na maioria dos escritórios contábeis, de advogados e na vida do empresário. Vale a pena acompanhar a letra.
Abraços!
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