LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

LOGÍSTICA E PORTOS - 26/05/2010

Capacidade ainda é desproporcional à demanda
Equilíbrio entre oferta e procura será atingido somente em 2011.

As linhas de contêineres estão restaurando a oferta de capacidade nos trades em proporção maior do que a demanda de carga, adverte novo relatório da SeaAxis.

Segundo o levantamento, o comércio marítimo deve se recuperar até o final do próximo ano, mas o aumento na capacidade atrasará o balanceamento. Pela tendência atual, o equilíbrio entre oferta de espaço e a demanda será atingido somente no fim de 2011.

A capacidade disponível na frota operacional global deve sofrer incremento de 12% nos próximos dois anos, com armadores reativando navios que estão em lay-up e o recebimento de novas embarcações. Porém, a demanda tem previsão de crescer somente 9% até 2011.

Embora o balanço dos armadores entre oferta e demanda deva melhorar neste ano, haverá ainda um diferencial de 3% entre o aumento efetivo da frota e o incremento de volumes até o final deste ano.

"Ao acelerar o processo de reaproveitamento da frota ociosa e não manter a pressão sobre os estaleiros para atrasar entregas, a indústria naval está atirando no próprio pé", afirma o relatório.

No âmbito financeiro, a SeaAxis afirma que os armadores estão colhendo frutos com o aumento das taxas e volumes após um ano adverso economicamente. Porém, a companhia ressalta que bunkers e outros custos aumentaram desde o ano passado, com os balanços das transportadoras gravemente enfraquecidos pelas perdas do ano passado.
Guia Marítimo



Recursos do fundo vêm do transporte aquaviário
O Fundo da Marinha Mercante, ligado ao Ministério dos Transportes, é composto por recursos provenientes do Adicional ao Frete da Marinha Mercante (AFRMM). Este tributo é incidente sobre o frete no transporte aquaviário sua arrecadação é feita eletronicamente. O sistema de arrecadação tem sido uma ferramenta para agilizar as operações e proporcionar maior eficiência gerencial às transações deste segmento.

De acordo com o Ministério dos Transportes, uma das missões do Fundo da Marinha Mercante é fomentar e estimular a modernização e expansão da indústria naval brasileira, através da concessão de financiamentos com taxas e prazos de pagamento extremamente competitivos e atrativos para o setor.

Empreendimentos como o estaleiro Promar Ceará podem ser financiados pelo Fundo da Marinha Mercante.

De acordo com a diretora do FMM, Déborah Teixeira, pedidos de financiamento a projetos da indústria naval, como a construção de navios ou estaleiros, devem atender às diretrizes básicas do fundo.

Um dos pontos a serem atendidos, por exemplo, é a geração de empregos. Além disso, cita Déborah, a substituição de navios importados por navios de origem brasileira, assim como a formação de novos estaleiros no Brasil. (DL)
Portos e Navios



Itajaí recebe escalas inaugurais de novos serviços
O Complexo Portuário do Itajaí iniciou dois novos serviços na semana passada, que escalam no Teconvi (terminal operado pela APM Terminals). São dois joint services - um ligando a costa leste da América do Sul ao Mediterrâneo e outro, ao continente asiático. As primeiras escalas dos respectivos serviços ocorreram na quinta-feira, dia 20, e no domingo, 23.

A atracação do Sambhar, do armador CMA CGM no dia 20 de maio, deu início às operações do serviço Mesa em Itajaí. Com escalas semanais, a rota entre a costa leste da América do Sul e o Mediterrâneo é operada por um consórcio entre os armadores Hamburg Süd, Zim, CMA CGM, CSAV e outros. A rotação é: Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Itajaí, Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, Pecém, Tânger, Valência, Barcelona, Gênova e Livorno.

Já o serviço para a Ásia é operado pelo joint ASE, formado pelos armadores Zim, Hapag Lloyd, Hanjin Shipping, CCNI, e Wan Hai. As escalas serão semanais, sempre aos domingos, com a seguinte rotação: Busan, Xangai, Ningbo, Yantian, Hong Kong, Shekou, Cingapura, Durban, Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande e Itajaí. Os armadores Wan Hai e CCNI entraram no mercado brasileiro por meio desse serviço.
Guia Maritimo
 

Nenhum comentário: