LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Logística


Falta de estrutura transforma caminhões em armazéns
por Redação *

As absurdas filas de caminhões no acesso ao Porto de Santos, no litoral paulista, voltaram a estrelar o noticiário nacional nesta semana. Filas de até 12 quilômetros foram registradas, acompanhadas de assaltos a mão armada aos caminhoneiros e muitos transtornos à população da Baixada Santista.
Foto: Roberto Vazquez/Futura Press
Ficar parado em estradas faz parte da rotina de caminhoneiros
Com safras recordes de soja e milho previstas para este ano, o Brasil reforça sua vocação para potência agrícola e pode ultrapassar os Estados Unidos pela primeira vez como maior produtor de soja no mundo. No entanto, a infraestrutura de transportes é precária e o País ainda movimenta pouca carga em outros modais como o ferroviário e o hidroviário.
Na altura de Cubatão, a 20 quilômetros do porto santista, a maioria dos caminhões que transporta soja estaciona em pátios para aguardar a liberação até que possa seguir até o seu destino para descarregar, em uma tentativa coordenar a ordem de chegada.
Na reta final antes dos terminais de grãos, os caminhões se afunilam para entrar na Rua do Adubo, em Guarujá, conhecida por todos como o ponto mais problemático no acesso ao Porto. É uma rua estreita e empoeirada, de mão dupla, e os caminhões avançam um a um, apesar das promessas de melhorias há anos. O caminhoneiro Ronaldo Benedito Miguel desabafou á reportagem da BBC Brasil: "O produtor não tem armazéns suficientes para mandar a soja pouco e a pouco e os nossos caminhões acabam sendo usados como armazéns, parados na estrada".
Com informações da BBC Brasil.

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=79991

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