Sistema de cargas paranaense vai para portos brasileiros
Agência Estadual de Notícias
O Sistema Carga Online, desenvolvido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar em todos os portos brasileiros, por meio do programa Porto Sem Papel (PSP). No sistema Carga Online os caminhões são cadastrados antes de sair de sua origem para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.
Representantes do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias (DSIP), da Secretaria de Portos (SEP), conheceram nesta quinta-feira (11), no Porto de Paranaguá, a monitoração dos veículos que chegam para descarregar grãos em Paranaguá.
A equipe da Appa apresentou o sistema logístico Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto. O sistema estabelece quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, evitando as filas. As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.
A engenheira civil e assessora técnica do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias, Mariana Pescatori, disse que as informações levantadas junto à Appa são essenciais para o desenvolvimento da segunda fase do programa Porto Sem Papel, que unifica as informações e procedimentos dos portos brasileiros.
"Quando se imaginou o projeto Porto Sem Papel, o primeiro módulo pensado foi o de gerenciamento e controle de atracação e desatracação. Estamos ampliando para mais um módulo: que é o do gerenciamento das cargas que entram, através da Cadeia Logística Portuária Inteligente, para se ter um sequenciamento e controle dos veículos de cargas que acessam o porto para que não estoure a capacidade de cada porto, o que acaba ocasionando as filas", explica.
Segundo Mariana Pescatori, o sistema do Governo Federal será uma ampliação do sistema que a Appa já adota. "O sistema adotado pelo Porto de Paranaguá serviu como experiência prática para este projeto mais amplo da Secretaria de Portos, que pretende mapear todas as demais cargas que acessam o porto e aplicar este novo sistema em todos os portos brasileiros", diz a engenheira.
Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o que se destaca no sistema Carga Online é ofato deste não ser um sistema engessado. "Enquanto um sistema logístico, o Carga Online está em constante aperfeiçoamento para que alcance o seu objetivo, que é fazer girar a cadeia logística do Corredor de Exportação. Ou seja, manter a sincronia e produtividade do sistema – sem prejuízo algum para qualquer uma das partes - tanto da comunidade portuária como da cidade", afirma.
Sistema nacional - o sistema será implantado em 12 portos. Antes de passar pelo Porto de Paranaguá, o projeto da Secretaria dos Portos já foi iniciado nos portos de Vitória, Santos, Fortaleza e Pecém. "Agora estamos em Paranaguá para fazer um levantamento de dados com todos os terminais e com toda a comunidade portuária. Vamos fazer uma simulação e implantar um modelo que já foi nacional, mas que considera as especificidades que verificamos em Paranaguá", diz Mariana Pescatori.
A modelagem do projeto está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), num segundo momento será realizada a adequação pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – para cada porto.
A engenheira civil e assessora técnica do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias, Mariana Pescatori, disse que as informações levantadas junto à Appa são essenciais para o desenvolvimento da segunda fase do programa Porto Sem Papel, que unifica as informações e procedimentos dos portos brasileiros.
"Quando se imaginou o projeto Porto Sem Papel, o primeiro módulo pensado foi o de gerenciamento e controle de atracação e desatracação. Estamos ampliando para mais um módulo: que é o do gerenciamento das cargas que entram, através da Cadeia Logística Portuária Inteligente, para se ter um sequenciamento e controle dos veículos de cargas que acessam o porto para que não estoure a capacidade de cada porto, o que acaba ocasionando as filas", explica.
Segundo Mariana Pescatori, o sistema do Governo Federal será uma ampliação do sistema que a Appa já adota. "O sistema adotado pelo Porto de Paranaguá serviu como experiência prática para este projeto mais amplo da Secretaria de Portos, que pretende mapear todas as demais cargas que acessam o porto e aplicar este novo sistema em todos os portos brasileiros", diz a engenheira.
Sistema nacional - o sistema será implantado em 12 portos. Antes de passar pelo Porto de Paranaguá, o projeto da Secretaria dos Portos já foi iniciado nos portos de Vitória, Santos, Fortaleza e Pecém. "Agora estamos em Paranaguá para fazer um levantamento de dados com todos os terminais e com toda a comunidade portuária. Vamos fazer uma simulação e implantar um modelo que já foi nacional, mas que considera as especificidades que verificamos em Paranaguá", diz Mariana Pescatori.
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