Em parceria com MDIC, Apex-Brasil promove roadshow para aumentar competitividade do setor moveleiro
Brasília - O polo moveleiro de Chapecó (SC) recebeu, dia 11 de junho, a primeira etapa do roadshow promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE).
O roadshow tem como objetivo divulgar aos empresários da cadeia de mobiliário da região os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis. Busca ainda identificar as demandas e as dificuldades desses empresários para subsídio às políticas voltadas para o crescimento do setor.
O Conselho de Competitividade faz parte do Plano Brasil Maior e é formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado, e coordenado pelo diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. Tem o objetivo de estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.
O grupo atua propondo ações que vão desde a qualificação e capacitação empresarial até a promoção comercial e de imagem dos produtos brasileiros no exterior. O Conselho é responsável, também, pela proposição de medidas que visem atender às necessidades estruturantes das empresas no mercado doméstico, bem como de inciativas que busquem prepará-las para o mercado internacional.
A programação do roadshow contempla apresentações das instituições participantes do Conselho - Apex-Brasil, MDIC, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). No período da tarde, haverá atendimentos individuais quando as empresas poderão esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos.
Na ocasião, serão também apresentados os dois projetos de promoção comercial voltados para o setor moveleiro e desenvolvidos em parceria entre a Apex-Brasil e entidades empresariais: o Orchestra Brasil, focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis, e realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), e o Brazilian Furniture, que promove exportações de mobiliário e é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
“Ao levarmos os representantes do Conselho de Competitividade aos polos produtivos, buscamos aproximá-los da realidade dos empresários, para, no futuro, podermos traçar políticas de fomento e apoio que levem em conta as necessidades específicas da indústria moveleira. Ao mesmo tempo, os empresário locais poderão esclarecer quaisquer dúvidas sobre as ferramentas de apoio para o segmento, diretamente com os responsáveis pelo seu acompanhamento”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.
“O Brasil se destaca internacionalmente pela produção de um mobiliário variado, de alto valor agregado e com design que harmoniza modernidade e sofisticação. Estamos ampliando a nossa presença em diversos mercados mundiais e associando o nome do país à entrega de produtos diferenciados, de alta qualidade e a um preço final competitivo”, analisa João Araújo Neto, gerente do Projeto Brazilian Furniture.
O presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do SIMOVALE, Osni Verona, diz que o evento será uma oportunidade para o setor industrial moveleiro do oeste catarinense se atualizar sobre os instrumentos de apoio disponibilizados pelos entes públicos e privados para o segmento. “É uma chance para ouvir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor, para melhor orientá-los a acessar os produtos e serviços disponíveis e também ajudá-los a buscar inovações por meio dos serviços prestados pelas instituições”, explica.
Fonte: Portal da Apex-Brasil.
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário