Exportadores brasileiros venderam US$ 55,1 milhões em alimentos e bebidas para China
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e promoveram, nas últimas terça e quarta-feiras (20 e 21 de novembro), o evento Flavours from Brasil (Sabores do Brasil) em Pequim (China).
Durante o evento, foram realizadas rodadas de negócios entre 18 empresas brasileiras dos setores de carnes bovina, de frango e suína, cafés especiais, vinhos e mel e 45 potenciais compradores de China, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. Como resultado, estima-se US$ 55,16 milhões em negócios para as empresas brasileiras ao longo do próximo ano.
O evento incluiu, ainda, ações para divulgar a qualidade da produção brasileira para um público composto por autoridades, empresários, jornalistas e formadores de opinião chineses. Os convidados assistiram a workshops informativos sobre a produção brasileira e interagiram com painéis eletrônicos que exibiam informações sobre o país.
O evento contou com a presença do secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e do subsecretário de Relações Internacionais do Agronegócio e diretor de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lino Colsera.
A abertura do evento contou, ainda, com pronunciamentos do vice-secretário geral do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (órgão com atribuição semelhante à da Apex-Brasil), Yu Xiaodong, e do diretor geral do Departamento de Feiras das Américas e Oceania do Ministério do Comércio da China, Xu Yingzhen. Ambos ressaltaram a importância do relacionamento comercial bilateral para China e Brasil, duas das maiores economias mundiais.
Os workshops informativos foram conduzidos por entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil em projetos de promoção de exportações: União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
“Esta edição do Sabores do Brasil na China possibilitou às empresas brasileiras e asiáticas construir uma base sólida de relacionamento que permitirá incrementar os negócios nos próximos anos. Este foi um primeiro passo de um esforço que devemos fazer para estreitar a ligação das empresas e dos consumidores chineses com o nosso país, para que passem a nos considerar como um fornecedor de produtos diversificados, confiáveis e de qualidade”, comentou Ricardo Santana, coordenador da Unidade de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil.
A Agência já realizou outras edições do evento Sabores do Brasil em mercados considerados prioritários para alimentos e bebidas, como Dubai (Emirados Árabes Unidos), Riad (Arábia Saudita) e Johanesburgo (África do Sul), em 2009 e 2010.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
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