Burocracia nos portos ainda é a principal queixa de empresários, mesmo com o Porto Sem Papel
O sistema Porto Sem Papel, que vem sendo implantado em todo o Brasil desde agosto de 2011 pela Secretaria de Portos (SEP), é uma iniciativa considerada das mais importantes pelos administradores portuários do País. Entretanto, são necessários muitos ajustes para que funcione adequadamente. Os resultados ainda estão muito aquém dos esperados pelos empresários do setor, fato comprovado por levantamento realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Na opinião de 61% dos empresários consultados pelo Ilos, a burocracia ainda é o principal entrave para o desenvolvimento de negócios na atividade portuária.
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O Governo Federal já garantiu que os portos brasileiros irão receber cerca de R$ 500 milhões até o final de 2014 para informatizar o gerenciamento de suas atividades. No entanto, não são os valores, mas a eficiência na execução dos projetos que mais preocupa no momento. Nos principais portos do Brasil, muitos das principais entidades envolvidas no sistema portuário (como Polícia Federal, Anvisa e ministérios) ainda não estão integradas à troca e disponibilização de informações referentes à atracação, operação e desatracação de navios.
Para que o Porto Sem Papel diminua a burocracia tão criticada por importadores e exportadores, é necessário que todos os órgãos modernizem os seus sistemas de controle. Muitos ainda estão com seus procedimentos internos na "pré-história" da informatização. Cabe à SEP coordenar esse entendimento e garantir sucesso na implantação do projeto.
http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=73284
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