Camex amplia lista de ex-tarifários
Agência Estado
O total de ex-tarifários, mecanismo usado na redução temporária das alíquotas do Imposto de Importação para bens de capital, de informática e de telecomunicações sem produção nacional, concedidos este ano pelo governo já ultrapassou as concessões aprovadas em 2011. Eles totalizam 2.696, com a decisão desta terça-feira da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que aprovou mais 232 ex-tarifários, dos quais 202 novos e 26 renovações. De janeiro a dezembro do ano passado foram 2.487.
O regime de ex-tarifário reduz de 14% para 2% o Imposto de Importação para bens de capital, e de 16% para 2% para bens de informática e telecomunicação, sem produção no Brasil.
Setor privado
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu nesta terça-feira que um grupo técnico irá analisar os pleitos do setor privado de produtos que terão aumento do Imposto de Importação e que serão feitas adaptações no modelo de formulário a ser apresentado pelo setor privado, para aperfeiçoar a análise técnica. O Brasil prepara uma nova lista de produtos que terão elevação da tarifa em setores que precisam se proteger da concorrência dos importados.
A nova lista ainda será elaborada pelo grupo técnico depois de uma consulta pública ao setor privado. Além disso, o aumento de 100 para 200 produtos ainda precisa ser incorporado à legislação brasileira. Após o anúncio da lista, ela ainda terá que ser submetida aos parceiros do Mercosul que terão 30 dias para rejeitá-la. Depois desse prazo, não havendo manifestações contrárias, a relação com as alíquotas elevadas entra em vigor.
http://www.dgabc.com.br/News/5993945/camex-amplia-lista-de-ex-tarifarios.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário