LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dragagem da hidrovia do Mercosul começa no segundo semestre

Jefferson Klein

Um projeto logístico que há muitos anos é discutido no Estado deve começar a ser realizado ainda neste ano. Segundo o deputado federal Henrique Fontana (PT), a dragagem da chamada hidrovia do Mercosul (que permitirá a ligação das lagoas Mirim e dos Patos) deverá ser iniciada no segundo semestre. Para concretizar esse projeto, uma das principais obras será o aprofundamento do canal São Gonçalo, localizado na Metade Sul gaúcha, que permitirá a conexão das duas lagoas.

No entanto, Fontana informa que, além da dragagem, deverá ser implementado um sistema de sinalização para a navegação na hidrovia. Outra ação que será tomada é a revitalização do terminal de Santa Vitória do Palmar. O deputado relata que não há um prazo para a conclusão das melhorias a serem feitas, mas destaca que o investimento deverá ser constante.

Fontana lembra que a proposta conta com o apoio da bancada gaúcha em Brasília e é uma das obras listadas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outro ponto a favor do empreendimento é que ele faz parte de um acordo binacional entre os governos do Brasil e Uruguai. No país vizinho, para aproveitar essa nova rota comercial, a empresa Timonsur investirá em torno de US$ 30 milhões em um terminal portuário.

Quando concluída, a hidrovia do Mercosul se tornará um sistema que, além de envolver as lagoas Mirim e dos Patos, atingirá os rios Jacuí e Taquari, o que somará uma extensão superior a 600 quilômetros. Fontana enfatiza que esse corredor deverá contribuir para que aumente a movimentação de cargas em portos como o de Pelotas, Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Estrela. Também poderá implicar construções de novos terminais em cidades como Tapes e São Lourenço do Sul. "Será uma revolução na logística do Rio Grande do Sul."

O deputado participou nesta semana, com representantes do Ministério dos Transportes e outros políticos, de reuniões para debater o assunto. O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, vê com satisfação o interesse de políticos no tema. O dirigente comenta que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tinha assegurado uma verba de cerca de R$ 20 milhões para realizar a iniciativa.

Manteli adianta que poderão vir do Uruguai cargas como madeira, arroz e minérios. No sentido inverso, o Rio Grande do Sul poderá transportar produtos do agronegócio. O presidente da ABTP aponta que os itens uruguaios poderão acessar, pela via fluvial, o porto do Rio Grande para serem exportados. Outra opção é irem até Estrela e de lá chegar ao centro do Brasil por ferrovias.
JORNAL DO COMERCIO



Representantes de portos do Canadá e da Bélgica interessados em Vitória

VITÓRIA - A inclusão do superporto de águas profundas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) conferiu ainda mais dinamismo ao projeto.

O aval por parte do governo federal também fez aumentar o interesse internacional pelo porto. Ao longo desta semana, o prefeito de Vitória, João Coser, recebe delegações do Canadá e da Bélgica, interessados em conhecer melhor a proposta.

O primeiro grupo a visitar o complexo portuário de Vitória foi o de representantes de portos do leste canadense. O objetivo da visita, segundo o vice-presidente do Porto de Saint John, Andrew J. Dixon, é firmar parcerias com o Brasil e com suas cidades portuárias. O foco principal são os investimentos em infraestrutura portuária.

Segundo o prefeito João Coser, os portos brasileiros estão passando por um processo de reformulação profunda. A criação da Secretaria Especial dos Portos deu um novo ritmo, contribuindo para a expansão dos portos públicos e privados. "Temos nossas limitações, mas este é um dos melhores momentos do Brasil e o Espírito Santo está avançando, com dinamismo econômico bastante expressivo", afirmou.

Bélgica - Nesta quinta-feira (15), o prefeito João Coser recebe a delegação, composta de empresários e autoridades do Porto de Antuérpia, na Bélgica. Eles estão interessados em conhecer as instalações portuárias capixabas e o local onde será implantado o superporto.

Estarão presentes a diretora do Katoen Natie Terminals - o maior terminal portuário do país - Annemie Baeyaert; e o gerente de desenvolvimento comercial do Porto da Antuérpia para a América do Sul, Walter Van Mulders.

A visita da delegação da Bélgica é uma resposta à apresentação do projeto do Porto Público de Águas Profundas, pelo prefeito João Coser e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, feita durante o seminário "Ports and Waterways", em 2009. Desde os primeiros contatos realizados no ano passado durante a visita do prefeito à Bélgica, os empresários demonstraram interesse em investir no projeto.

Segundo o prefeito, as visitas acontecem num momento em que grandes portos internacionais buscam oportunidades de investimento no Brasil. Além disso, encaixam-se na proposta do Governo Federal de promover uma ação articulada entre os entes federados.
Portos e Navios


Brasil participará de maior feira ferroviária do mundo

O Brasil irá participar pela primeira vez da maior feira ferroviária do mundo. A InnoTrans, que acontece a cada dois anos, será realizada no período de 21 a 24 de setembro, em Berlim, na Alemanha. O interesse pelo evento pode ser ligado a previsão da Associação da Indústria Ferroviária na Alemanha (VDB), que acredita que o volume de negócios em venda de tecnologia ferroviária para o mercado brasileiro irá atingir 4,6 bilhões de Euros até 2012.

Em sua última edição, em 2008, a InnoTrans recebeu 85.592 visitantes profissionais e 1.914 expositores de 41 países.

No estande da missão brasileira na alemanha estarão reunidos representantes da indústria metroferroviária e das operadoras ferroviárias de carga. A participação do país será coordenada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, e pelo diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça - que obteve apoio junto aos ministérios das Relações Exteriores e dos Transportes. A organização do estande ficou a carga da Revista Ferroviária, que organiza no Brasil a Feira Negócios nos Trilhos.

No ano passado, a feira brasileira recebeu a visita do diretor da InnoTrans, Matthias Steckmann, que veio acompanhar a participação das empresas alemãs no evento. 'A Alemanha montou o maior estande conjunto da Feira Negócios nos Trilhos em 2009. Participaram 22 companhias fornecedoras de componentes de subsistemas para tecnologia ferroviária", declara Gerson Toller, diretor da Feira Negócios nos Trilhos 2010.
 A Tribuna


Infraestrutura portuária de Itajaí atrai empresa norte-americana
O Porto de Itajaí (SC) pode receber em breve a primeira unidade da indústria Deep Flex a ser construída no Brasil. Especializada na fabricação de dutos para exploração em águas (pré-sal), a empresa conheceu a infraestrutura do Complexo Portuário do Itajaí durante a feira Intermodal South America 2010. O projeto, demanda investimentos iniciais entre US$ 80 e US$ 100 milhões.

A Deep Flex conta atualmente com uma fábrica piloto nos Estados Unidos e quer instalar sua primeira unidade industrial nas terras brasileiras. "O Brasil responde hoje por cerca de 60% da exploração de petróleo no mundo e foi por isso que escolhemos o país para instalar nossa primeira unidade industrial. A fábrica piloto opera nos EUA desde 2007 e já exporta para diversos países, mas precisamos expandir nossos negócios", explicou um dos representantes da indústria, Kent Castleman.

O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, garante que a Cidade atende às necessidades da indústria, que precisa se instalar em uma área próxima ao porto, com grandes dimensões e logística especial. "Nosso Complexo Portuário supre todas as necessidades da empresa com relação à área para construção, uma vez que existe bastante espaço contiguo a alguns de nossos terminais portuários", afirma.

Para ajudar na decisão da Deep Flex, o prefeito Jandir Bellini e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí, Rogéria Gregório, se comprometeram a avaliar a possibilidade de beneficiar a empresa com incentivos fiscais e econômicos. "Como Poder Público vamos fazer tudo o que for possível e que a legislação permitir para que o projeto se viabilize em Itajaí", conclui Bellini.
A Tribuna

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