Plano
Nacional da Cultura Exportadora define mapas estaduais estratégicos
Brasília – Representantes
das 23 Unidades da Federação e das 15 instituições parceiras do Plano Nacional
da Cultura Exportadora (PNCE) estiveram reunidos hoje, no auditório da Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para o
lançamento de 15 mapas estratégicos e de oito planos de ação de comércio
exterior. O PNCE é coordenado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e visa
promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos
estados.
No evento, o secretário-executivo adjunto do MDIC, Ricardo
Schaefer, destacou o engajamento das administrações estaduais e das instituições
parceiras do PNCE em ampliar a base exportadora brasileira mesmo diante das
dificuldades existentes com a atual crise econômica. “Em um cenário
internacional difícil, é fundamental planejar e aperfeiçoar ações estratégicas
para aumentar a inserção comercial do Brasil no exterior. O trabalho que vem
sendo realizado é meritório por modernizar a gestão, com melhor alocação de
recursos e maior efetividade e sinergia para as atividades de promoção
comercial”, afirmou.
A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda
Prazeres, informou na reunião que mais um estado, o Mato Grosso do Sul, irá
aderir ao PNCE, totalizando 24 Unidades da Federação participantes. A adesão dos
governos estaduais é voluntária. “Esse número mostra a ampla cobertura do plano
que realiza o cruzamento entre a oferta das instituições parceiras com a demanda
nos estados para alavancar as economias regionais e melhorar o desempenho delas
nos mercados externos”, explicou.
O PNCE está estruturado por ações divididas em cinco eixos
temáticos: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente
de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção
comercial. Os 15 mapas estratégicos lançados hoje definem ações em Amazonas,
Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará,
Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nestes estados, foram identificados setores estratégicos para o comércio
exterior e selecionadas atividades para potencializá-los.
Já em outros oitos estados que integram o PNCE (Acre, Alagoas,
Amapá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins), foram
elaborados planos de ações com atividades de formação, capacitação e
sensibilização, com foco no curto prazo e no trabalho de base, para o
desenvolvimento de uma cultura exportadora mais robusta.
As instituições parceiras do PNCE que oferecem e promovem ações
para atender as demandas locais de promoção da cultura exportadora no país são:
Apex-Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco da
Amazônia, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social
(BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa
Econômica Federal, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação
Nacional da Indústria (CNI), Sebrae, Senac, Empresa de Correios e Telégrafos
(ECT), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério das Relações
Exteriores (MRE).
Planejamento
das Ações
O PNCE foi lançado em 2012, ano em que foram realizadas 255 ações.
Neste ano, está prevista a realização 590 ações, ou seja, mais que o dobro do
executado no ano passado. As ações mobilizam e capacitam empresários de pequeno
e médio porte, profissionais de comércio exterior e gestores públicos para
aumentar e qualificar a base exportadora brasileira.
São exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e
oficinas sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras
e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios. As
ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações
Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.
Assessoria
de Comunicação Social do MDIC
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