LEGISLAÇÃO

terça-feira, 21 de maio de 2013

APAGÃO DA RESPONSABILIDADE



APAGÃO DA RESPONSABILIDADE

É comum no Brasil o uso do termo apagão. É usado para quase tudo. Nos últimos anos, o termo apagão logístico tem dominado a imprensa quando se quer falar dos problemas logísticos e da péssima infraestrutura brasileira. Confessamos que nunca gostamos do termo, e não costumamos utilizá-lo. Mas estamos nos rendendo ao termo, em especial para criarmos um novo, dentre tantos, que é o apagão da responsabilidade.
E é isso que vem ocorrendo com o nosso Brasil. Que foi tomado de uma irresponsabilidade ímpar nas últimas décadas. Principalmente, nas duas últimas.
O dito apagão logístico é uma crônica de desgraça anunciada há muitos anos. O que mostra que o apagão da responsabilidade parece voluntário.
A agropecuária brasileira vem dando demonstrações de inequívoca competência. Mas do setor privado, e não do governo, peça que atrapalha o jogo privado. A produção de grãos vem crescendo sistemática e continuamente no País. A exportação de quaisquer deles é
crescente e a liderança mundial não é discutida, sendo irreversível.
Mas diante de um futuro promissor anunciado, pelo menos nessa área, o que o governo tem feito é deplorável. O gol contra é contínuo, destruindo os esforços do ataque. Por mais gols que este marque, nada adianta, a defesa aumenta seus gols contra.
Nossas estradas estão em estado de calamidade. Além de quase impraticáveis para o transporte, continuamos com os nossos irrisórios 1,5 milhão de quilômetros apenas. E com somente 11% da malha asfaltada. O que se vê nos noticiários é de chorar. Isso porque somos um País rodoviarista. Com 60% do transporte de carga feito pelas rodovias. 70% da soja. 80% dos produtos agrícolas. Com essa péssima matriz de transportes, teríamos de dar atenção às estradas. No mínimo.
Lá nas terras do norte da América, o Tio Sam, que não é rodoviarista, tem tudo bem diferente disso. Lá, apenas 32% da carga anda nas rodovias. A matriz de transporte é bem diferente. Lá tudo é racional. Mesmo não sendo rodoviarista, eles têm 6,4 milhões de quilômetros de estradas, sendo 64% asfaltadas. E boas. Responsabilidade é isso. Não importa ser isso ou aquilo, tem de ser adequado.
Os portos, também importantes, estão deixando a desejar. Estamos classificados, pelo Fórum Econômico Mundial, em 130º lugar, em 2011, e em 135º, em 2012.
Nossa agropecuária, que é das poucas coisas que funcionam - ainda bem que o Estado não tem fazendas produtoras de nada -, não tem a atenção devida. Nossa produção de grãos cresce, e a atenção ao setor diminui.
Não importa quanto se produza, o déficit é enorme. Nunca, pelo que nos lembramos, tivemos pontos de armazenagens suficientes. E nem passando perto das necessidades. Está bem que somos suficientemente idosos para esquecermos tudo (sic). É um problema crônico. E que vai se agravando ano após ano.
As estradas, da mesma forma, correm lado a lado com a armazenagem. Tudo se reduzindo a pó. A produção cresce, e as vias de escoamento se reduzem e deterioram a olhos vistos.
Para quem não está familiarizado com o que a agropecuária representa, vamos a alguns dados do comércio exterior brasileiro. Em especial para o governo, que parece não ter a menor ideia sobre a sua representatividade. Vamos apresentá-los a ele. Sabemos que números e valores são chatos de ler e ver, mas nesse caso são necessários. São imprescindíveis, neste artigo, para mostrar as mazelas brasileiras com sua galinha dos ovos de ouro. Ops, sua terra dos grãos de ouro.
Em 2001, a balança comercial brasileira apresentou superávit de 2,7 bilhões de dólares. O agronegócio teve superávit de 16 bilhões. Dispensa comentários. Em 2002, o geral foi de 13,2 e o agro, de 20. Em 2003, o geral foi 24,9 e o agro, 26. Em 2004, um geral de 33,9 e o agro de 34. Em 2005, um geral de 44,9 e agro de 38,4. Em 2006, o geral foi de 46,5 com o agro em 42,7. No ano de 2007, um geral de 40 e agro de 49,7. Em 2008, um geral de 24,9 e agro de 60. 2010 com geral de 20,3 e agro de 63. Em 2011, nosso geral foi de 29,7 com o agro em 77,5. Em 2012, a balança comercial gerou superávit de 19,4 bilhões e o agro, 79 bilhões de dólares. Lamentamos pular 2009, que só temos o superávit geral de 25,3 bilhões. Não temos o agro, que podemos imaginar como algo perto de 60 bilhões, considerando 2008 e 2010.
Analisados os números, e visto que nada é recente, é injustificável o que já vinha ocorrendo com o porto de Paranaguá por muitos anos, com filas médias de 70 quilômetros, entre o porto e Curitiba.
Menos justificável ainda é o que vem ocorrendo com o porto de Santos, com filas de 20-25 quilômetros, e interrupção de uma importante rodovia. Que é uma rodovia de lazer. O que significa que os brasileiros estão sendo, pelo mínimo, duplamente punidos pelo apagão da responsabilidade do governo.
E, para finalizarmos, nosso chavão "Acorda Brasil", que muitos países já acordaram. E vamos retrocedendo.

Autor(a): SAMIR KEEDI
Economista com especialização na área de transportes internacionais.
Aduaneiras


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