Participação de importados no consumo dos brasileiros tem primeira queda desde 2009
A participação de produtos industriais importados no consumo dos brasileiros caiu pela primeira vez desde 2009. Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta quinta-feira (13) mostra que, depois de dez trimestres consecutivos de alta, a participação desses bens no consumo dos brasileiros caiu para 22,1% no terceiro trimestre deste ano.
Em relação ao segundo semestre, houve leve queda de 0,2 ponto percentual, informa o estudo Coeficientes de Abertura Comercial. A CNI não soube informar, porém, se essa é uma tendência. Já na comparação com a terceiro trimestre de 2011, houve uma elevação de 0,5 ponto percentual no coeficiente.
No estudo, elaborado em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex), foram avaliados 27 setores, dos quais 12 importaram menos do que no trimestre anterior. As maiores quedas ocorreram nas indústrias de petróleo e biocombustíveis (de 2,4 pontos percentuais) e farmoquímicos e farmacêuticos (de 0,7 ponto percentual).
Para os técnicos da CNI, os setores que registraram retração foram influenciados pela alta da taxa de câmbio ocorrida no início do ano e pelas “medidas adotadas pelo governo para a desoneração dos setores industriais”.
http://www.exportnews.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário