Santos Brasil inaugura rota fluvial para contêineres no Norte do país
Carregamento de carga conteinerizada em balsas pelo terminal portuário em Vila do Conde é solução logística inédita no Pará com benefícios em custo, qualidade e sustentabilidade
Denise Brito
A Santos Brasil, empresa referência na América Latina em operação de contêineres e logística, iniciou no dia 11 deste mês uma operação inédita no Porto de Vila do Conde, localizado no município de Bacarena, Pará. O terminal de contêineres da companhia, Tecon Vila do Conde, passou a realizar embarques em balsas fluviais. A primeira série conteve aço com destino ao município de Altamira (oeste do Pará). Até então, o transporte de carga conteinerizada para áreas interioranas de difícil acesso era feito totalmente pela via rodoviária e as balsas eram usadas para transporte de carga em caminhões.
Com a nova rota entre os rios Xingu e Pará, desenvolvida em iniciativa pioneira da Santos Brasil, a região passa a contar com a alternativa de transporte por cabotagem marítima e fluvial. A alternativa oferece várias vantagens sobre o frete terrestre, como menor custo, maior agilidade e rapidez e condições sustentáveis. A iniciativa vem atender à demanda crescente de projetos locais como hidrelétricas, siderúrgicas e empreendimentos ligados à exploração mineral.
A operação fluvial abrirá também um leque de oportunidades para o desenvolvimento econômico de todo o Norte. Produtores e exportadores poderão aproveitar o retorno das balsas vazias ao Tecon Vila do Conde para enviar suas mercadorias para outros estados e regiões.
“Essa operação abre uma nova perspectiva para o Porto de Vila do Conde, que a partir de agora passa a ser de fato um hub port – porto concentrador, a exemplo do que acontece em larga escala em portos como Roterdã, na Holanda ou em grandes terminais americanos. Trata-se de um verdadeiro marco no transporte de cargas na região”, afirma Antonio Carlos Sepulveda, diretor-presidente da Santos Brasil. Segundo o executivo, a operação fluvial gera impacto positivo tanto na qualidade do serviço de transporte, quanto na redução de seu custo e maior índice de sustentabilidade, sendo muito adotada em países como Holanda e Japão. “É uma alternativa inteligente de aproveitar a generosidade dos recursos naturais do país para atender às demandas do mercado e seu desenvolvimento econômico.”
Os estudos de viabilidade de rotas fluviais para escoamento de carga começaram no primeiro semestre deste ano e confirmaram um grande potencial de operações comerciais na região, que até hoje esteve dependente das limitações do transporte rodoviário.
A Santos Brasil está prosseguindo no projeto de mapear a viabilidade de novas rotas fluviais a fim de ampliar a abrangência de áreas atendidas. Entre os municípios beneficiados neste primeiro momento pela operação de cabotagem em balsa estão Altamira, Santarém e Itaituba, no Pará. Macapá, no Amapá e Manaus, no Amazonas devem ser as próximas cidades beneficiadas. Mercadorias como milho, cacau e aço estão entre as de maior frequência no transporte de carga na região.
Segundo Mauro Salgado, diretor comercial da Santos Brasil, a expectativa é explorar outros nichos de mercado na região a partir da maior frequência de embarcações atracando em Vila do Conde. “Nosso planejamento atende a demanda que vai surgir. A carga conteinerizada que movimentamos em Vila do Conde é, principalmente, madeira certificada, para a construção civil, e exportada para os Estados Unidos e Europa. Hoje, a madeira representa quase 50% da movimentação da região. Com a criação dessa nova rota, vamos beneficiar os exportadores do Oeste do Estado”, afirma.
A Santos Brasil pretende continuar o projeto de ampliação da estrutura portuária do Tecon Vila do Conde, a fim de nos próximos anos duplicar a capacidade do terminal, que hoje é de 250 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). A empresa já realizou investimentos de mais de R$ 30 milhões no terminal, para ampliação e para possibilitar a recepção de cargas dedicadas a grandes projetos industriais e cabotagem. O aporte engloba expansão do pátio com mais 30 mil metros quadrados, aquisição de empilhadeira e balanças, abertura de mais dois gates de entrada e saída, além de treinamento e capacitação de pessoal. A região é estratégica para Santos Brasil devido à proximidade de rotas marítimas internacionais e ao acesso a todos os continentes, diretamente ou por meio dos portos concentradores do Caribe.
Primeiro embarque
A primeira operação de contêineres em barcaças no Tecon Vila do Conde teve como destino o município de Altamira (oeste do Estado). Cinquenta contêineres transportando aço desembarcaram no terminal, de onde seguiram pela bacia do Rio Amazonas.
A carga que seguiu na última terça-feira por via fluvial foi embarcada no Porto de Santos (SP) e veio pela costa brasileira até o terminal operado pela Santos Brasil no Pará. As balsas usadas no transporte até Altamira têm capacidade para até 60 contêineres.
Menores que navios de operação marítima, as balsas, também conhecidas como barcaças, são apropriadas para navegação fluvial por possuírem menor calado, oferecendo como benefícios adicionais a maior qualidade, agilidade e rapidez, menor custo e alto índice de sustentabilidade. Além disso, permitem configuração flexível, podendo transportar até 200 contêineres ao viajarem em comboios.
“A balsa da bacia Amazônica equivale ao caminhão da região Sul e Sudeste do Brasil, porém, tem custos operacionais, tempos de transporte e riscos menores quando comparadas ao modal rodoviário”, completa Salgado.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 14 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3,0 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. A produtividade do Tecon Santos, por exemplo, é a mais alta do Brasil: média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e recorde histórico de 81,86 MPH (registrado em de abril 2012).
Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde -PA e Imbituba –SC) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada na Bovespa no nível 2 de Governança Corporativa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
http://netmarinha.uol.com.br/NetMarinha-Noticias.aspx?action=detail&k=2898&Santos-Brasil-inaugura-rota-fluvial-para-conteineres-no-Norte-do-pais&
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