LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Viracopos recebe orientação sobre transporte de produtos perigosos



Viracopos recebe orientação sobre transporte de produtos perigosos
Educação ambiental
Ação continuada no aeroporto busca informar sobre exigências da legislação ambiental acerca do transporte de produtos químicos

por Portal Brasil

Servidores da Unidade Avançada do Ibama no Aeroporto Internacional de Viracopos (UA-VCP), do Núcleo de Qualidade Ambiental (NQA/SP) e do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) da Superintendência do Ibama/SP, se reuniram, na última sexta-feira (26), com gestores da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) e alguns intervenientes daquele aeroporto, com o objetivo de informar sobre exigências da legislação ambiental acerca do transporte de produtos químicos e perigosos e do Cadastro Técnico Federal das Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP).

A iniciativa faz parte de mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental Participativa e Continuada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O chefe da Unidade do Ibama em Viracopos, Luiz Antônio Gonçalves de Lima, explicou o motivo da reunião dizendo que “o Ibama, por meio da atuação da UA-VCP e do Programa de Educação Ambiental Participativa e Continuada, tem por objetivo a promoção da regularidade ambiental junto às operações de comércio exterior realizadas no Aeroporto Internacional de Viracopos”.

Para o responsável pelo Núcleo de Prevenção a Acidentes e Emergências Ambientais do Ibama/SP, Fernando Scavassin, “além da divulgação da legislação ambiental, as atividades que estão sendo realizadas no aeroporto podem contribuir para a prevenção e a redução de acidentes nas atividades de comércio, depósito e transporte de produtos químicos e perigosos”.

O assessor de Negócios de Carga da Aeroportos Brasil Viracopos e coordenador do Comitê de Cargas Viracopos, Adam Cunha, parabenizou o Ibama pela iniciativa e colocou o comitê à disposição para atividades que contribuam para orientação dos seus membros e dos intervenientes que atuam no Terminal de Logística de Cargas de Viracopos.

Na reunião participaram, ainda, representantes da Diretoria Regional de Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de São Paulo (Sindasp), da Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), além de funcionários de empresas, atingindo a representação dos seguintes intervenientes: importadores, despachantes aduaneiros, empresas aéreas, transportadores rodoviários e agentes de carga.

A próxima atividade do Programa de Educação do Ibama em Viracopos será a realização de treinamentos sobre os temas tratados nas reuniões, com a participação de profissionais que atuam nos segmentos citados. Os membros do comitê CCV se comprometeram a auxiliar na divulgação e na organização dos treinamentos.

Fontes:
Ibama

http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/10/viracopos-recebe-orientacao-sobre-transporte-de-produtos-perigosos

Nenhum comentário: