LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Custo logístico sobe e atinge patamar de lucro de empresas pelo mundo



Custo logístico sobe e atinge patamar de lucro de empresas pelo mundo

O custo logístico brasileiro é um dos maiores do mundo e atravanca o desenvolvimento do País. A maior parte dos custos estão ligados às péssimas estradas - especialmente as federais -, à burocracia nos portos, à falta de capacidade das ferrovias e a altos gastos com armazenagem.

O gasto da empresa instalada no Brasil com logística é cerca de 8% maior dos que nos principais países concorrentes. Um percentual alto, que chega a ser a margem de lucro de empresas bem administradas mundo afora.

Para piorar, pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) divulgada nesta semana indica que os custos logísticos voltaram a crescer no Brasil. A combinação desses valores consumiu 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 - R$ 507 bilhões - após recuar em 2010 (10,6%) e 2008 (10,9%).
O transporte foi o que mais pesou no aumento, chegando a 7,1% (R$ 312,4 bilhões) da composição do custo logístico em proporção ao PIB. É a maior porcentagem desde 2004, quando representava 7,5%. O custo com transporte é composto por itens como o preço do diesel, pedágio e seguro. Na conta dos custos logísticos totais do País entram também gastos com estoque (3,2%), armazenagem (0,8%) e administrativos (0,4%).

Editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (11) coloca o Governo Federal como vilão da história, com mais responsabilidade, segundo o periódico, do que as esferas municipal e estadual. "Somente a enorme eficiência da produção mineral e agropecuária - e a existência de ferrovias-modelo, como a Vitória-Minas e a Carajás, da Vale - evita que os custos logísticos transformem o Brasil num exportador marginal de commodities".

E assim os produtos nacionais carregam em sua composição de preços o (grande) peso da ineficiência logística no País. Embora o panorama geral aponte que o profissional importador-exportador esteja de mãos atadas é preciso se mexer (no ambiente interno e externo de trabalho) para reduzir esses custos.

Fábio Campos Fatalla é bacharel em Engenharia Mecânica Têxtil pela FEI, assistente técnico da Inspetoria da Receita Federal e diretor da Interface Engenharia Aduaneira.

Artigo publicado no site Portogente em, 11 de outubro de 2013.

A opinião expressa em artigos é de responsabilidade dos signatários e não é necessariamente a opinião da Usuport.

http://www.usuport.org.br/opiniao.php?id=237

Nenhum comentário: