"AEROPORTO 24 HORAS" TORNA COMÉRCIO EXTERIOR MAIS ÁGIL, MAS ESBARRA NA FALTA DE PROFISSIONAIS PARA ATENDER À DEMANDA
Desde
o mês de maio de 2013, os órgãos públicos responsáveis pelo processo de
liberação de cargas aeroportuárias estão funcionando durante 24 horas,
todos os dias, nos aeroportos de Cumbica, em São Paulo, e também nos
terminais de Manaus-AM e Galeão-RJ, conforme definido pela Comissão
Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
A
extensão dos horários é favorável aos despachantes aduaneiros, visto
que possibilita maior tempo para o desembaraço das mercadorias. A medida
é igualmente positiva aos demais profissionais que atuam no setor, pois
desafoga as operações e torna mais ágil a movimentação de cargas no
País, além de representar menor custo aos importadores e exportadores.
De acordo com dados oficiais, em 2012, esses aeroportos responderam por
76% de toda a carga aérea movimentada no País, sendo que Guarulhos está
na liderança, com 291 mil toneladas e os demais movimentaram, juntos,
476,9 mil toneladas no mesmo período.
Transcorrido
mais de um mês do início da implantação do "Aeroporto 24 horas",
podemos avaliar que os despachantes aduaneiros estão se adaptando à nova
situação, contando inclusive com a colaboração das empresas que
administram os terminais no Estado de São Paulo.
No
Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, temos orientado os
associados a utilizarem os novos horários disponíveis, e já observamos
uma melhor distribuição dos atendimentos ao longo do dia. Gradualmente,
os associados têm evitado os momentos de maior circulação, o que já se
reverte em benefícios. Importante ressaltar o envolvimento direto da
Inspetoria da Receita Federal, por meio do inspetor Edison Jorge
Takeshi, que abraçou a causa e tem promovido a adequação, mesmo sem o
aumento do quadro de funcionários.
No
entanto, no Aeroporto Internacional de Viracopos não houve a
implantação da medida por parte da Inspetoria da Receita Federal e o
atendimento permanece da mesma forma. Os órgãos anuentes, por sua vez, o
fizeram de forma precária e ainda há situações pontuais que necessitam
ser revistas.
Nesse
terminal, a vistoria das cargas que dependem da anuência da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sendo realizada no
horário noturno, inclusive aos sábados e domingos, causando grandes
transtornos aos despachantes aduaneiros. Mesmo realizando os demais
trâmites em horário comercial, os profissionais devem permanecer ou
retornar ao local na parte da noite e nos finais de semana para concluir
a operação.
Após
receber diversas reclamações dos associados, a diretoria do Sindasp
esteve reunida com o chefe da Anvisa, Yunes Baptista, em Viracopos, para
relatar os problemas e sugerir soluções. Porém, recebemos a informação
de que, em razão da quantidade insuficiente de funcionários para atender
à demanda, a implantação foi realizada sem o devido planejamento. O
Sindasp já está tomando as devidas providências para tratar desse
assunto em Brasília, uma vez que a situação está causando prejuízos
diretos aos despachantes aduaneiros e a todos os que atuam no segmento.
O
Sindicato continuará acompanhando a nova sistemática de operação nos
terminais e, sempre que necessário, levará os pleitos dos associados às
autoridades responsáveis, contribuindo para o objetivo maior da medida
que é agregar agilidade nas zonas primárias do País, possibilitando
ganho de competitividade ao comércio exterior brasileiro.
Autor(a): VALDIR SANTOS Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp) |
http://www.aduaneiras.com.br/noticias/artigos/artigos_texto.asp?acesso=2&ID=24613517
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