Balança comercial entre Angola e o Brasil atinge USD 1,2 biliões anualmente
A balança comercial entre Angola e o Brasil está num patamar de USD 1,2 biliões/ano e basicamente nos complexos de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, casa e construção e ela atingiu o nível máximo em 2009 com USD 2 biliões de comércio corrente.
E isso anima os empresários brasileiros?
Anima os brasileiros, os brasileiros entendem que Angola é um país irmão que tem uma realidade muito próxima ao Brasil, que tem os mesmos hábitos de consumo, que passa pelas mesmas dificuldades e fala a mesma língua o que faz com que seja uma porta de entrada para o continente africano.
Como é que estão nesta altura as relações comerciais entre Angola e Brasil?
As nossas relações comerciais são muito boas. O Brasil é um dos países que está entre os cinco parceiros comerciais de Angola, foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, é um país que já deu um contributo interessante para Angola, continua a dar e continua a acompanhar essa rota do desenvolvimento de Angola, daqui onde ela vá.
Que balanço faz da 30ª edição da FILDA?
A gente trouxe 21 empresas, as empresas entendem que o mercado está a passar por alguma mudanças que hoje é necessário ter presença local, se instalar e que é muito mais que exportar. Estamos começando agora por internacionalizar, que significa instalar uma parceria para se instalar no país.
O que as empresas angolanas importam do Brasil e os brasileiros exportam de Angola?
Olha, nos dados de comércio exterior Angola é um tradicional exportador do sector petrolífero e o Brasil é um exportador de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e sector de casa e construção. Angola é um país que passa por um processo de reconstrução e então consome tudo, do complexo de casas e construção e todas as proteínas animais, vegetais, óleos e por ai vai.
E quais são as vossas expectativas em relação à FILDA e o mercado?
As expectativas são boas. A nossa expectativa é boa, é positiva e esperamos que as empresas brasileiras se instalem aqui para participar deste momento económico de Angola.
A Apex-Brasil por dentro
Os empresários brasileiros, por meio da Apex-Brasil, contam com plataformas de negócios completas e inovadoras. Elas possibilitam um contacto directo com potenciais compradores internacionais. Isso inclui missões empresariais, rondas de negócios, apoio à participação em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros ao Brasil.Esta agência de comércio exterior tem ainda como foco de trabalho a promoção comercial e a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional por meio das companhias de trading.
Em 2011, a Apex-Brasil apoiou a participação de empresas brasileiras em 977 eventos realizados no Brasil e no exterior. Estas acções beneficiaram 12.403 empresas, responsáveis por 15,46% das exportações do país. Além disso, vários sectores contam com o suporte da Apex-Brasil. Actualmente são desenvolvidos 71 Projectos Sectoriais (PS) em parceria com entidades representativas de 81 áreas produtivas. Cada um deles oferece um mix de acções de promoção comercial específicas, contribuindo para o avanço das exportações brasileiras no mercado internacional.
As relações entre o Brasil e os países africanos, em particular Angola, resultaram no expressivo aumento do intercâmbio comercial nos últimos anos. Em 2009, a balança comercial entre o Brasil e a África foi de USD 17,2 biliões, sendo USD 8,7 biliões em exportações e USD 8,5 biliões em importações, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior daquele país.
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