LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Caminhos para a exportação





Caminhos para a exportação

Por
GUILHERME AFIF DOMINGOS


Com a retração da economia no país, transpor fronteiras e atingir novos mercados é um movimento necessário. Porém, micro e pequenas empresas encontram um quadro nada favorável no acesso ao comércio exterior. Sem uma correta preparação, cerca de 70% dos pequenos negócios que exportam uma vez não voltam a fazê-lo nos anos seguintes. Uma pesquisa do Sebrae, realizada este ano, identificou 142 entraves para o avanço do comércio exterior no país.


Não pretendemos superar todas as barreiras de uma vez. Temos um ponto de partida, o projeto Simples Internacional, cujo foco é reduzir as dificuldades nas fronteiras. Ele vai beneficiar, principalmente, a Região Sul. Em 29 de maio, demos um importante passo nesse caminho, com a promoção de um seminário, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, em que se debateu a facilitação do comércio bilateral para micro, pequenas e médias empresas.


Do encontro, resultou um documento com recomendações para os governos de Brasil e Argentina. Os pontos em destaque são o Sistema de Moeda Local (SML), em que transações de comércio exterior podem ser registradas na moeda do destinatário ou do remetente; e o operador logístico internacional, que permite a empresas privadas de transporte cuidar da logística de exportação, cabendo ao pequeno negócio apenas produzir e fechar vendas. O reconhecimento mútuo de certificados sanitários e fitossanitários, além da verificação física de cargas em conjunto, reduzindo tempo e custo das operações, são duas outras sugestões listadas no texto.


Completa o impulso ao Simples Internacional um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Sebrae operar a rede empresarial Connect Americas, que aproxima pequenos negócios da América Latina. O objetivo é, em consenso, reduzir a ¿Cordilheira dos Andes¿ burocrática, obstáculo maior do que os geográficos para a integração das empresas no Mercosul.


É nítida a necessidade de elevar o empreendedorismo brasileiro a um nível mundial. A globalização não chegou aos pequenos negócios, hoje responsáveis por apenas 1% do valor total das exportações brasileiras. É nosso dever construir uma agenda para apoiá-los a acessar esse imenso mercado.


*Guilherme Afif Domingos é presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)

http://dc.clicrbs.com.br/sc/vozes/noticia/2017/06/caminhos-para-a-exportacao-9827002.html

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