GIRO DE CARGAS BATE RECORDE NO PORTO DE SANTOS E CRESCE 2,6%
SÃO PAULO - O Porto de Santos encerrou 2009 com um movimento recorde de 83,194 milhões de toneladas, 2,6% acima da marca registrada em 2008, segundo Renato Barcos diretor de Planejamento da Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), "a multifuncionalidade do Porto de Santo, faz com que mesmo diante de uma crise econômica, onde muitos portos no mundo fecham o ano com retração, o nosso porto se mostrou forte, conseguindo excelentes resultados" afirmou ele.
Com a movimentação recorde, o porto paulista elevou sua participação na balança comercial para 26,37%, de acordo com cálculo feito com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento.
Em 2009, o porto paulista respondeu por 26,7% das exportações do País, com US$ 40,8 bilhões, também acima dos 25,2% do ano anterior. Para 2010, a expectativa da autoridade portuária é aumentar em 5,3% a movimentação de cargas neste ano.
Plano de Expansão
Visando ainda mais melhorias para o porto, amanhã (2), o Ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP) Pedro Brito, juntamente com o Presidente da Codesp, José Roberto Serra, apresentarão, em Santos (SP), o novo Plano de Expansão e o Estudo de Acessibilidade do Porto de Santos, que mostrará os caminhos que o complexo irá percorrer para o seu crescimento até 2024.
Sobre este plano, Barco adiantou que a perspectiva de movimentação de contêineres para 2024, será de 9 milhões de TEU's, "Com este planejamento o porto espera movimentar daqui 15 anos aproximadamente 230 milhões de toneladas, contra 83 milhões de hoje"
Tecon
A empresa Santos Brasil também atingiu um novo recorde histórico em seu Terminal de Contêineres. A companhia alcançou a marca de 136 movimentos por hora (mph), durante a operação do navio Monte Cervantes. O recorde anterior era de 112,36 mph registrado em novembro de 2007. "Atribuímos isso aos constantes investimentos em produtividade e eficiência, incluindo a aquisição de equipamentos e treinamentos de mão de obra" afirmou o diretor superintendente Washington Flores.
DCI
SANTOS BRASIL REGISTRA NOVO RECORDE
A Santos Brasil registrou a marca de 136 mph (movimentos por hora) durante a operação do navio Monte Cervantes, da Hamburg Süd, no Terminal de Contêineres, localizado na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, na última semana.
O recorde anterior havia sido registrado em novembro de 2007, quando a companhia alcançou 112,36 mph.
No total foram movimentados 1.912 contêineres e 42 tampas, durante 14,3 horas. Cinco portêineres participaram da operação.
A Tribuna
PORTO DO ITAQUI PODE GANHAR MAIS TRÊS PÍERES
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, em São Luis, deve encaminhar ao Governo Federal projetos para construção de mais três atracadouros na porção sul do cais, como parte do pacote de investimentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. A Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já começaram a receber as propostas do setor portuário de todo o país. Os órgãos têm até março para apreciar os projetos e levá-los ao Executivo.
Na semana passada, o diretor de operações da Emap, Ronildo Carvalho, esteve em Brasília (DF) numa reunião com a diretoria da SEP para tratar do PAC 2, cujo período de execução estimado é de 2010 a 2014. Os projetos devem ser encaminhados para a SEP até o fim deste mês, segundo informou o diretor da Emap, durante uma reunião do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) do Porto do Itaqui, ocorrida na última sexta-feira.
A primeira etapa do PAC já destinou ao setor portuário de São Luís R$ 540 milhões, investidos em várias obras de infra-estrutura, como a construção do berço 100 e a recuperação dos berços 101 e 102, iniciadas em setembro e dezembro do ano passado, respectivamente. Além disso, está em andamento o serviço de dragagem da bacia de evolução e dos atracadouros da porção sul do porto.
Por fim, há a construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), empreendimento que vai elevar a capacidade do Porto do Itaqui de dois milhões para 15 milhões de toneladas anuais. O projeto está incluído no pacote da primeira etapa do PAC, cuja fatia totaliza R$ 300 milhões. A iniciativa privada deve investir no terminal mais R$ 500 milhões.
A Tribuna
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