LEGISLAÇÃO

terça-feira, 6 de maio de 2014

Porto Itapoá alcança a marca de 1 milhão de TEUs



Porto Itapoá alcança a marca de 1 milhão de TEUs


Antes de completar seu terceiro ano de operação, o Porto Itapoá alcançou na noite desta última quinta-feira, 1º de maio, a marca de 1 milhão de TEUs – o equivalente a 1 milhão de contêineres de 20 pés – movimentados. O navio com o qual o Porto Itapoá atingiu esta marca é o Santa Rita, da Hamburg Süd, que faz a rota da Ásia (NGEX 2). “O nosso terminal obteve essa marca histórica em tempo recorde se comparado a outros portos do Brasil”, afirma o presidente, Patricio Junior.

O desempenho, segundo ele, foi conquistado graças às condições diferenciadas do Porto Itapoá. O terminal conta com infraestrutura, tecnologia, equipe de profissionais altamente qualificados e serviços especializados e sob medida para atender a demanda do mercado e as necessidades dos clientes, além de uma localização geográfica privilegiada.

O Porto Itapoá é um terminal portuário privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest – formada pelo Grupo Battistella e a LOGZ Logística Brasil S.A – e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd). A escolha por Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pelas características físicas e geográficas da região, como as águas abrigadas da Baía da Babitonga e sua profundidade natural de 16 metros, que possibilita ao Porto Itapoá receber adequadamente navios de grande porte.

Diante do crescimento das operações, e da própria demanda do mercado por terminais ágeis e eficientes, o Porto Itapoá deu início ao seu projeto de ampliação que irá quadruplicar sua capacidade. Atualmente, o terminal portuário conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil m2, com capacidade para movimentar 500 mil TEUs/ano. Após a ampliação, o cais terá 1.200 metros de comprimento e o pátio, 450 mil m2, em condições de movimentar aproximadamente 2 milhões de TEUs/ano.

Mais de 800 grandes empresas utilizam o Porto Itapoá como operador logístico. A partir do Porto Itapoá são exportados e importados, principalmente, produtos refrigerados, devido à forte vocação catarinense e paranaense da indústria frigorífica, além de itens da indústria metalmecânica, madeira e derivados. Se sobressaem ainda a movimentação de produtos do setor de plástico e derivados, autoparts (peças de automóveis) e automóveis, químicos, e eletroeletrônicos.

Fonte: economia SC

http://portosenavios.com.br/portos-e-logistica/23998-porto-itapoa-alcanca-a-marca-de-1-milhao-de-teus

Nenhum comentário: