Santos Brasil fecha acordo de exclusividade com empresa alemã
Agora, empresa é responsável pela armazenagem das cargas da DHL
DA REDAÇÃO
A Santos Brasil, operadora do Terminal de Contêineres (Tecon), que fica na Margem Esquerda do Porto de Santos (Guarujá), assinou um contrato de exclusividade para movimentar todas as cargas da multinacional alemã DHL no complexo. O acordo prevê que as unidades portuárias e logísticas da empresa armazenem todas as mercadorias da firma estrangeira a partir de agora. Até então, a participação era de apenas um terço em relação ao total de mercadorias que passavam pelo cais santista.
Além da movimentação de contêineres, as cargas fracionadas de importação da DHL descarregadas no Porto de Santos também serão transportadas pela firma brasileira até o destino no País. Isso atende à modalidade Porto à Porta, proposta pela companhia.
No caso inverso, quando a carga segue para exportação, a DHL envia as mercadorias para o Tecon, em Guarujá. Os itens não conteinerizados, segundo a empresa, passarão por serviços de estufagem nas instalações do próprio terminal.
Para o diretor comercial da Santos Brasil, Wagner Toffoli, a decisão em ampliar a cartela de serviços com a alemã não tem relação com as estratégia de mercado diante da crise econômica. Isto porque o projeto entre as companhias teve início em meados de 2011.
Além do Tecon, os Centros Logísticos em Santos, Guarujá e São Bernardo de Campo atenderão à demanda
Há quase quatro anos, a operadora portuária iniciou um estudo para fomentar essa parceria. “Foi quando começamos a contração da equipe, identificação dos melhores sistemas e criação de uma célula específica para o atendimento deste mercado”, conta.
Apesar de garantir o crescimento anual, Toffoli não fala em números por alegar que são estratégicos. Ele adianta porém, que ambas empresa também têm a intenção ultrapassar o modal rodoviário e atender os clientes por meio de ferrovia e da cabotagem (navegação costeira).
O diretor destaca que o contrato é uma maneira de destacar o foco em soluções individuais. Hoje, a aposta está em serviços de NVOCC (Transportadora não Proprietária de Navios para Operação Compartilhada, em inglês) e Freight Forwarder, que atuam nos processos da cadeia logística.
Além do Tecon, deverão atender à nova demanda os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (Clias) da Santos Brasil em Santos e em Guarujá, além de Centros de Distribuição em São Paulo e, também, em São Bernardo de Campo.
“Entendemos que a principal vantagem competitiva da Santos Brasil seja ter unidades nas duas margens do Porto de Santos e uma estrutura completa logística”, considera Wagner Toffoli. O fato tornou-se um atrativo para a DHL, que queria otimizar a operação.
Segundo ele, os padrões de segurança de processos da empresa no Brasil convergem com aqueles adotados em outras bases da DHL no mundo. Isso foi decisivo para que o contrato, que é válido até 2016 e renovável por igual período, fosse firmado.
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/santos-brasil-fecha-acordo-logistico-com-multinacional-alema/?cHash=3b5289e5951a17c7c95ad41b5303850e
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