Governo vai anunciar medidas para ajudar setor automotivo
Responsável por boa parte do PIB industrial do país, o setor automotivo encerrou o primeiro semestre com queda de 18,5% na produção
Luciana Otoni, da REUTERS
BRASÍLIA - O governo anunciará nesta quinta-feira medidas para ajudar o setor automotivo a reduzir os estoques nos pátios das montadoras, e entre as ações constam melhores condições para exportações de veículos, informaram à Reuters duas fontes do governo.
"Serão medidas práticas", disse uma das fontes do governo, informando que as ações visam a conter a forte queda na produção de veículos no país.
Responsável por boa parte do PIB industrial do país, o setor automotivo encerrou o primeiro semestre com queda de 18,5% na produção, acima do ritmo previsto para o ano pela Anfavea, de 17,8 por cento.
Antes do anúncio, ministros da área econômica e representantes dos bancos públicos e do setor automotivo vão se reunir no Palácio do Planalto para negociar os termos finais das medidas.
Participarão do encontro os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa(Planejamento), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Aloizio Mercadante (Casa Civil).
Do lado dos bancos públicos participam representantes do Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Indústria e Comércio Exterior e Caixa Econômica Federal.
Pelo setor automotivo participam o presidente da Anfavea, Luiz Moan, e os vices-presidentes da entidade.
Uma segunda fonte disse à Reuters que uma parte das medidas vai estar relacionada à facilitação das exportações de veículos, em linha com o Plano de Exportação.
No fim do mês passado o governo apresentou um Plano de Exportação sustentado em parte pela ampliação em 2,9 bilhões de dólares, ante 2 bilhões de dólares, dos recursos do BNDES Exim para pós-embarque este ano. Também foi anunciado o aumento em 15 bilhões de dólares ao limite para aprovação de novas operações do Fundo de Garantia às Exportações (FGE).
Câmbio Favorável
Com a demanda interna enfraquecida pelo desaquecimento da economia, governo e montadoras vão buscar ajustar os estoques e conter a forte queda na produção com a ampliação das exportações em um momento em que o câmbio está mais favorável às vendas externas.
Na época em que o governo anunciou o Plano de Exportações, a presidenteDilma Rousseff havia dito que o novo patamar de câmbio é um estímulo às exportações e que os recursos para ampliar o financiamento às exportações não seriam contingenciados mesmo em um momento marcado por forte ajuste fiscal das contas públicas.
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/governo-vai-anunciar-medidas-para-ajudar-setor-automotivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário