Santos deve fechar ano superando 100 milhões de toneladas
SEP
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos registrou em setembro a segunda maior marca mensal de sua história. Com 9,73 milhões de toneladas e crescimento de 9,2% em relação a setembro do ano passado, o total só é superado pela marca de 10,54 milhões verificada em agosto último.Mesmo sem superar os números de agosto, a movimentação de setembro consolida novo recorde no total acumulado com 76,87 milhões de toneladas, registrando aumento de 5,0% no período.
Com a apuração de setembro, as cargas operadas por Santos nos últimos 12 meses já alcançam 100,8 milhões de toneladas, sinalizando a quebra da marca de 100 milhões neste exercício.
Apresentando crescimento de 18,9% no mês, a exportação tem garantido o aumento da carga em Santos. No acumulado, os embarques chegaram a 52,66 milhões, com participação de 68,50% sobre o total e incremento de 10,30% em relação ao ano passado.
Nesse contexto, o açúcar alcançou em setembro a liderança dentre as principais cargas de exportação, chegando a 2,13 milhões escoadas em setembro e registrando acréscimo de 15,7%, apesar de não ter revertido a queda no acumulado. Já o chamado complexo soja apresenta crescimento de 32,5% até setembro, com recuo de 14,9% no mês, confirmando análises de mercado que previam a antecipação do escoamento para os primeiros meses da safra.
Consistente e regular são os embarques de milho que registram aumento de 79,6% no mês e de 51,4% no período, já somando o total de 5,20 milhões toneladas embarcadas no ano.
As operações com contêineres apontam incremento de 6,7% no total até setembro, com 2,33 milhões teu e 24,44 milhões de toneladas, 31,2% de toda carga movimentada por Santos.
O fluxo de navios chegou a 4.186 embarcações atracadas no ano, com queda de 4,5% em relação a igual período de 2011, refletindo no incremento de 10% de consignação média por navio.
Com relação à balança comercial, Santos ampliou ainda mais sua liderança, respondendo por US$ 89,5 bilhões, com crescimento de 2,40% e elevando sua participação no total brasileiro de 24,5% para 25,9%. As cargas mais representativas pelo valor comercial foram açúcar, soja, café e carnes.
Porto de Paranaguá receberá novas escalas de navio de passageiros
Navio Aida Cara, que já veio a Paranaguá outras quatro vezes, retorna em novembro e dezembro, com mais de 1.500 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes
Assessoria de Comunicação - Appa
Pelo segundo ano consecutivo, o navio Aida Cara atracará no Porto de Paranaguá. Em parada técnica no próximo dia 15 de novembro, a embarcação de cruzeiros alemã permanece no litoral paranaense das 10h às 20h. Nesse período, os 1.180 passageiros e 350 tripulantes poderão descer e fazer turismo na região.
Para atender essa demanda, as equipes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), da Secretaria de Estado do Turismo, da EcoParaná, da Prefeitura e demais órgãos se reúnem para organizar a recepção aos turistas. A expectativa é mostrar aos passageiros alemães, austríacos e suíços o potencial do Litoral Paranaense.
O navio deverá atracar no berço 208, bem em frente ao portão principal do Porto de Paranaguá. “A Appa conta com guarda portuários bilíngues que vão cuidar da circulação e segurança na área, assim como da orientação do trânsito no local. Além disso, uma ambulância nova e equipe de socorristas está disponível para atendimentos emergenciais. A Diretoria Empresarial está traçando um Plano de Ação que vai contemplar esses e todos os detalhes para que os europeus que nos visitam passem muito bem pelo Porto de Paranaguá”, garante o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Grupo – Além da Appa, da Secretaria de Estado do Turismo, da EcoParaná e da Prefeitura, estão envolvidos nas ações de recepção aos turistas o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, o Sebrae, a Associação Comercial de Paranaguá, a Associação dos Taxistas, a Adetur Litoral, a Special Paraná e a Transgolf (agência marítima responsável pelo Aida Cara).
“Atendendo os turistas em parada técnica com organização, segurança e atrativos, temos o objetivo de ampliar as escalas dos cruzeiros no Porto de Paranaguá. Não esperamos apenas mais paradas técnicas, mas, principalmente, sermos opção de escala definitiva. Queremos com essa boa recepção, até a temporada 2013/2014, inserir Paranaguá no roteiro dos armadores de navios de turismo”, afirma Pedro Guerra, superintendente da EcoParaná.
Guerra ainda lembra que, além dessa ação intensiva para atender as paradas técnicas, têm sido feitas reuniões permanentes com todos os órgãos integrantes Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) do Paraná. “As discussões e os estudos sobre a construção do Terminal de Passageiros do Porto de Paranaguá estão bem avançadas no sentido de tornar, a região, roteiro permanente dos cruzeiros marítimos”, completa.
Opções – Segundo a diretora da Special Paraná, agência oficial que negocia os roteiros locais no navio, Bibiana Schappel, as opções de pacotes para a região contemplam diversos perfis. Tem walking tour por Paranaguá, visita às cidades históricas da região, Ilha do Mel, Curitiba, Turismo de aventura (Rafting e Cachoeira), em Antonina, e Cicloturismo, em Morretes.
Em 2011, o Aida Cara fez quatro paradas técnicas em Paranaguá. De acordo com Bibiana, na primeira, 130 passageiros do navio optaram pelos pacotes. Na última, esse número quase triplicou: foram 306 passageiros.
Este ano estão programadas apenas duas paradas técnicas. A próxima será no dia 15 de dezembro.
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