Novo software vai aperfeiçoar sistema de informações portuárias
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançará em setembro um novo sistema que irá informatizar e aperfeiçoar toda a gestão e operação da atividade portuária. Chamada de Appa Web, a plataforma vai integrar digitalmente todos os procedimentos controlados pelo porto, como acesso à faixa portuária, programação das cargas, faturamento e repasse de informações à Receita Federal.
O sistema é conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistemas de Gestão Empresarial), que substitui uma série de softwares e os unifica em apenas uma plataforma. O sistema também vai automatizar todos os processos administrativos internos e externos.
Atualmente, diversos processos são feitos separadamente, como o comando operacional e o controle de acesso ao porto. Algumas informações de programação de cargas e navios ainda são recebidas por email ou de forma manual.
“Com o Appa Web, o cadastro será digital e integrado, sem a necessidade de retrabalho”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. De acordo com ele, a informatização do sistema reduz muito a possibilidade de erros. “Estamos tornando, pela primeira vez, os processos mais ágeis e reduzindo a burocracia”, completa Dividino.
Apesar da mudança, a adaptação para os usuários será simples. Basicamente, as informações que agentes, operadores e prestadores de serviços vão passar ao porto são as mesmas, com a vantagem de que o cadastro do navio e de sua carga será unificado.
O QUE MUDA - Com o Appa Web, todo o processo de atendimento da operação portuária, desde o anúncio do navio, chegada, acompanhamento da estadia e serviços, até a desatracação do navio, poderá ser feito pela internet.
O sistema também informatizará os processos de programação, operação, armazenamento e liberação da carga, englobando o tratamento documental e toda a interação com os atores envolvidos, como agentes externos – operadores portuários, terminais, clientes, exportadores, importadores, despachantes.
Com o preenchimento online, as informações também serão enviadas automaticamente para outros sistemas, como o Siscomex, da Receita Federal, e o Porto sem Papel, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.
Os prestadores de serviços poderão cadastrar os veículos e condutores que vão entrar na faixa portuária sem a necessidade de ir pessoalmente até o Porto. O registro de entradas e saídas também será feito sem a interação humana, poupando tempo e agilizando o processo.
No sistema, os operadores e agentes cadastrados poderão se conectar para acompanhar o line-up (fila dos navios para atracar) dos portos paranaenses. Até o final do ano o porto vai desativar o balcão de atendimento e passará a relacionar-se exclusivamente via internet.
Antes do sistema entrar no ar haverá uma fase de treinamento para os usuários externos na segunda quinzena de julho para que as últimas dúvidas sejam sanadas e agentes, operadores e prestadores de serviços conheçam o Appa Web na prática.
No momento, o Porto já adota tecnologia via internet nos sistemas Carga On Line e Appa On Line. Na próxima etapa todas as rotinas junto aos usuários do porto serão via web.
“Em função disso, conseguiremos reduzir processos, diminuir custos e proporcionar mais comodidade aos nossos clientes. É uma ferramenta criada para facilitar a vida do usuário do porto”, finalizou Dividino.
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