LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Porto de Itapoá acelera expansão




Porto de Itapoá acelera expansão

Um exemplo do salto de Santa Catarina em logística é o Porto de Itapoá. Privado, demorou quase 18 anos para sair do papel devido à burocracia, mas atingiu capacidade máxima de movimentação de cargas 500 mil TUs por ano em cerca de 2,5 anos

Um exemplo do salto de Santa Catarina em logística é o Porto de Itapoá. Privado, demorou quase 18 anos para sair do papel devido à burocracia, mas atingiu capacidade máxima de movimentação de cargas 500 mil TUs por ano em cerca de 2,5 anos.

Em função disso, tem projeto para aumentar em 300% a atual capacidade, para 2 milhões de TEUs/ano (contêineres de 20 pés). As obras devem começar no terceiro trimestre deste ano,, informa o presidente do terminal, Patrício Junior. O Porto de Itapoá movimenta tudo, apesar de operar com contêineres. Estamos embarcando madeira, cargas frigorificadas (30% do total), equipamentos, máquinas e até granel em contêineres como açúcar, soja, milho e fubá.

Mais recentemente, passamos a receber os carros da BMW, o que significa um alto padrão de qualidade. Esses carros são o xodó de Santa Catarina afirma Patrício. O porto, que tem como sócios a Portinvest (Batistella e Logz) com 70% do capital e a Aliança Navegação (Hamburg Süd) com 30%, está investindo R$ 500 milhões na expansão. A expectativa é de que seja concluída no final de 2015 ou inicio de 2016.

Conforme Patrício, serão gerados 600 novos empregos, o que dará um novo dinamismo ao município de Itapoá, que tem 16 mil habitantes. Daqui a três anos, o impacto do porto na cidade será de 2 mil pessoas. Hoje, Itapoá é o segundo maior porto do Estado, atrás apenas do Complexo Itajaí. Para Patrício, o terminal não está tirando clientes de outros portos porque o mercado é grande.

O Brasil movimentou 8.186.896 TEUs em 2012. No ano passado, atingiu 8.583.345, um acréscimo de 4,84%. Ele avalia que o pontencial do país é maior.


Fonte: Diário Catarinense

http://www.cenariomt.com.br/noticia/340166/porto-de-itapoa-acelera-expansao.html

Nenhum comentário: