GRANÉIS SÓLIDOS LIDERAM MOVIMENTAÇÃO NO PORTO DE SANTOS
O Porto de Santos trabalha com todos os tipos de cargas, porém cerca de 60% do que passa pelo complexo santista vêm a granel. Esse tipo de mercadoria é embarcado ou desembarcado sem um acondicionamento específico, marca ou identificação. E ele pode ser sólido, líquido ou gasoso. Os granéis sólidos, os produtos mais movimentados no complexo santista, são o tema da coluna Conheça o Porto desta edição.
Os granéis sólidos podem ser vegetais ou químicos. Entre as mercadorias vegetais transportadas dessa maneira no complexo santista estão: açúcar, soja, milho, trigo, cevada e farelos. Já entre os químicos estão: fertilizantes, fosfatos, sal, carvão e minério de ferro. Esse tipo de mercadoria pode ser movimentado tanto de forma solta – nessa situação, são usados navios específicos, denominados graneleiros – ou, em alguns casos, acondicionado no interior de contêineres.
Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, o complexo marítimo conta com vinte terminais (portuários e retroportuários) para operações graneleiras. Juntos, eles têm capacidade de movimentar 62,3 milhões de toneladas anuais. Desse total, 28,1 milhões de toneladas são referentes a sólidos de origem vegetal e 3,6 milhões de toneladas a fertilizantes. Em 2014, os granéis sólidos representaram 47,2% do total movimentado pelo cais santista, cerca de 42.61 milhões de toneladas.
Em 2014, os granéis sólidos representaram 47,2 % do total movimentado pelo Porto de Santos
Na última semana, a Codesp anunciou sua expectativa de fechar o ano com um crescimento na movimentação do Porto. Essa alta se deve, principalmente, aos granéis sólidos, em especial o milho, na exportação, e os adubos e fertilizantes, nas importações.
No caso do milho, considerando os meses de janeiro até outubro, já foram movimentados 10,56 milhões de toneladas, 70,4% superior ao número registrado no mesmo período de 2014. Faltando contabilizar os dois últimos meses do ano, a commodity já superou o volume movimentado no exercício anterior, que foi de 8.96 milhões de toneladas. Já na importação, o maior volume de carga movimentada é o de adubo, que até outubro somou 1,97 milhão de toneladas. Nesse caso, porém, a movimentação de 2015 ainda está abaixo do operado entre janeiro e outubro do ano anterior.
Fonte: A Tribuna online
https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/32510-graneis-solidos-lideram-movimentacao-no-porto-de-santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário