Sistema integrado aumentará capacidade de exportação de grãos no Porto do Itaqui
Escrito por Redação Portogente
A gaúcha Squadra Gestão de Riscos está participando da construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, em São Luís. Segundo a empresa, o terminal estará operando a partir de 2015. A expectativa é de que, em 10 anos, a capacidade atual de exportações de grãos em Itaqui aumente em seis vezes, transformando o Maranhão no maior exportador de grãos do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil.
O projeto inclui o desenvolvimento de uma rede industrial de telemática, que integrará as tecnologias das áreas de telecomunicação e informática do terminal. Mais de 20 mil metros de cabeamento de fibra ótica serão utilizados na automatização do sistema.
Com o inicio das obras, a expectativa da empresa é finalizar toda a rede em até seis meses. “É muito complexo o desenvolvimento de uma rede com esta envergadura. Foi necessário aliar a necessidade de alta disponibilidade a ambientes de atmosfera explosiva e a uma topologia que atenda particularidades de uma operação portuária regida pelas normas do Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Esse foi o grande desafio deste trabalho”, diz o diretor da Squadra e responsável pelo projeto, Sidnei Maciel.
A rede de dados do Terminal de Grãos contará com dezenas de enlaces de 10 Gigabit, atuando de forma redundante. A rede vai controlar mais de 170 câmeras de vídeo, todo o sistema de identificação de caminhões por leitura de placas (OCR), cancelas, catracas e torniquetes do sistema de controle de acesso, além do sistema de dados, telefonia IP e itens específicos de automação.
A Squadra tem sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo e no Paraná.
https://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/itaqui/sistema-integrado-aumentara-capacidade-de-exportacao-de-graos-no-porto-do-itaqui-83342
Nenhum comentário:
Postar um comentário