Portos e Logística
Para evitar a formação de filas de caminhões na cidade e nos
acessos rodoviários ao Porto de Santos no período de pico do escoamento da
safra agrícola de 2014, a Secretaria de Portos - SEP/PR está desenvolvendo o
sistema Portolog - Cadeia Logística Portuária Inteligente. Ele visa sincronizar
as datas de chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o
credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade
de acesso ao porto.
Hoje os terminais portuários utilizam dois pátios
reguladores privados já existentes no porto para agendar o tráfego de
caminhões. O agendamento é feito a partir da origem da carga. Os
veículos só podem se dirigir ao terminal portuário quando existem
vagas nos estacionamentos rotativos. É proibido o recebimento
de qualquer veículo sem o prévio agendamento.
Em janeiro, o Portolog começará a ser implementando de forma
experimental e em fevereiro entrará em funcionamento definitivo. Serão criadas
áreas no planalto paulista para a construção de um novo pátio regulador. A SEP
está negociando junto à Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do
Planejamento, as áreas para a construção, sendo que duas estão sendo avaliadas:
uma na Via Anhanguera, com 180 mil metros quadrados, e outra na região de
Ribeirão Pires, com 150 mil metros quadrados.
Além disso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo -
Codesp divulgou convocação de interessados em explorar áreas privadas no
planalto para estacionamento de caminhões com destino ao Porto de Santos.
Pela nova sistemática, antes de chegar ao porto, os
caminhões serão direcionados para pátios de triagem localizados no planalto e
na baixada de Santos. Eles ficarão retidos no pátio do planalto para
serem cadastrados/agendados no sistema Portolog.
“Vamos transferir as filas formadas ao longo da estrada, sem
infraestrutura, para um lugar seguro nas áreas da União”, disse o ministro
Antonio Henrique Silveira, durante entrevista coletiva realizada nesta
quarta-feira, 11/12, no Ministério dos Transportes.
Após análise de vagas na proximidade do porto, os
caminhões agendados são encaminhados para o pátio da baixada, onde serão
recepcionados automaticamente (por meio de antenas de RFID), sendo informados
(por sistemas sonoros) do horário de saída para se encaminharem aos terminais
portuários.
“Trata-se de uma ação planejada para mitigar quaisquer
confusões nas entradas das cidades e nas estradas de acesso ao porto. Esse
sistema tem potencial de evitar os problemas enfrentados no passado durante o
escoamento da safra”, reforçou Silveira.
O Portolog deverá ser implantado em outros portos
organizados. Santos será o primeiro a receber o sistema por ser o porto
que recebe mais de 50% da safra agrícola a ser exportada, principalmente
produtos do complexo soja e milho.
“Em fevereiro, quando a safra começa a crescer de
forma mais pronunciada, as regras estarão em plena operação”, reforçou o
ministro. Ele informou que ao longo do mês de janeiro a secretaria irá discutir
as regras de agendamento detalhadamente e definir quais serão as penalidades
para quem não cumprir os cronogramas. “Todo esse esforço de sincronização
também passa pelas transportadoras e pelos produtores de grãos”.
Seguindo as determinações da SEP, o terminal portuário
deverá informar ao Portolog, com sete dias de antecedência, a quantidade de
veículos que espera receber. O sistema compatibilizará os pedidos e retornará a
cada terminal a cota que será atendida.
Fonte:SEP
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