LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 11 de março de 2015

Estudo propõe gavetário de contêineres em terminais de Santos



Estudo propõe gavetário de contêineres em terminais de Santos

José Claudio Pimentel

Professores Rodrigo Cardoso Silva e Rafael Pedrosa

Triplicar o ganho financeiro de um terminal portuário ao duplicar a capacidade de armazenagem de seu pátio. Essa é proposta de um projeto acadêmico que visa "engavetar" e automatizar a movimentação dos contêineres nas instalações do Porto de Santos. A iniciativa propõe uma revolução no cais, visando a otimização do espaço e a eficiência operacional.

Despretensiosamente, um grupo de alunos do curso de Logística do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos, apresentou o chamado Projeto Gavetário ao corpo docente da instituição no final do último ano. Os resultados previstos na proposta logo chamaram a atenção de um grupo de pesquisa, que iniciou o aprimoramento da ideia.

O modelo sugerido pelos estudantes prevê a movimentação de contêineres de maneira automatizada, desde o recebimento até o despacho, passando pela armazenagem nos pátios. As caixas metálicas ficariam guardadas em estruturas elevadas, semelhantes a uma gaiola (confira no infográfico ao lado), e seriam movimentadas por mesas ligadas a um sistema de trilhos aéreos.

Segundo o coordenador dos cursos de Comércio Exterior, Logística e Gestão Portuária do Unimonte, professor Rodrigo Cardoso Silva, a instalação desse projeto dobraria o atual capacidade de armazenagem dos terminais. “Uma vez que não haverá mais a necessidade de áreas livres para manobras de veículos, elas passariam a ser utilizadas”, explicou.

E com esse melhor aproveitamento dos espaços da instalação, o ganho financeiro pode mais que triplicar. “No primeiro mês de funcionamento, o estudo prova que ele aumenta em até 25% o superávit do terminal”, lembra o docente Rafael Alves Pedrosa, que participa dos estudos de viabilidade.

De acordo com os professores, essa proposta pode ser implantada com um baixo custo, considerando os ganhos financeiros e operacionais. Conforme a pesquisa já realizada, o investimento na estrutura de 20 módulos é estimado em pouco mais de R$ 200 mil. Da instalação dos esqueletos metálicos até a operacionalização, o prazo pode variar de seis meses a um ano.


Para os professores processo não tira vagas dos funcionários, já que seriam realocados para a área de controle

Otimização

Atualmente, portos do Oriente já trabalham com propostas semelhantes. Em Cingapura e na Coréia do Sul, por exemplo, há estruturas de armazenagem de contêineres que lembram estacionamentos automatizados de veículos. Neste caso, o equipamento visa suprir a falta de espaços nessas regiões superlotadas. O conceito é o mesmo do adotado no projeto de pesquisa, lembra o professor Rafael Pedrosa.

E a gaiola de contêineres pode ser interligada aos demais modais logístico. “Na área de recepção, é possível manter ramais ferroviários e vias de acesso a caminhões contêineiros, otimizando ainda mais a capacidade operacional e reduzindo impactos”.

Além disso, a estrutura eliminaria por completo o limite de altura e de margem de segurança nas extremidades dos pátios de contêineres, uma vez que do primeiro ao último andar, as caixas estariam engavetadas. De uma maneira geral, tanto a zona primeira (costado) como a segundária (retroporto) seriam beneficiadas.

Entraves

Em Santos, de acordo com os docentes, apenas duas instalações portuárias tem condições de receber esse tipo de estrutura a curto prazo. São as unidades da Brasil Terminal Portuário (BTP) e da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport). Não por acaso, são as mais novas empresas a operar no complexo marítimo.

“Os pátios deles são os únicos capazes de comportar o peso dessa estrutura”, afirma Rodrigo Cardoso Silva, ao explicar que as fundações e os pisos dos demais terminais teriam que passar por reforço, a fim de sustentar a gaiola onde ficariam os contêineres. No caso de áreas arrendadas, ele lembra que a União tem motivos de sobra para bancar essa adequação, uma vez que ampliaria a capacidade operacional do Porto de Santos e, consequentemente, traria benefícios rápidos à economia do País.


Ideia partiu de um dos irmão dos grupo de estudantes
Projeto surgiu de trabalho acadêmico

Sete estudantes do curso de Logística do Unimonte foram os responsáveis por formular o Projeto Gavetário para o Porto de Santos, no último semestre, por meio de um trabalho acadêmico. Surpresos com o resultado, esperam colher, em um futuro próximo, os frutos da proposta, que agradou o corpo docente do centro universitário.

A ideia, porém, partiu de um irmão de um dos alunos. “Ele trabalha na área e trouxe isso para mim. Sentei com o grupo e viabilizamos, dentro das nossas possibilidades, a proposta”, conta o estudante Valderson Souza, de 34 anos, ao creditar o gavetário ao irmão, Vanderson.

No grupo de alunos, cada um utilizou seus conhecimentos específicos para desenvolver o projeto. É o caso de Aline Lupi, de 33 anos, a única mulher na equipe. Com noções de Administração, ela calculou, com base em valores de mercado, os gastos e ganhos com a implantação da estrutura e a automatização das operações. “O investimento estrutural, para muitos, será o principal, já que a tecnologia já existe”, disse.

Participantes do estudo, Wagner Godoy, de 19 anos, Jeferson Alves, de 28, e Leonardo Moura, de 34 anos, utilizaram seus conhecimentos portuários – uma vez que já trabalham na área, em operadoras do Porto de Santos – para desenvolver a proposta. “Com quem eu converso sobre o projeto, tenho recebido elogios e notado interesse”, afirma Godoy, entusiasmado.

O estudo, que também teve a participação dos universitários Maurício Santos e Edgar Oliveira Santos, passa agora por um aprimoramento para, então, ser apresentado oficialmente ao mercado. Espera-se que no próximo mês, os operadores portuários já comecem a receber visitas dos docentes e dos discentes para estudarem a implementação da estrutura em suas instalações.

http://www.atribuna.com.br/porto-mar/estudo-prop%C3%B5e-gavet%C3%A1rio-de-cont%C3%AAineres-em-terminais-de-santos-1.433312

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