LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Porto de Santarém precisa de estruturação portuária


Porto de Santarém precisa de estruturação portuária


Na última visita, ministro Neri Geller, enfatizou que a estruturação portuária é importante para a economia do País





O Porto de Santarém carece de estruturação portuária, além da conclusão da BR- 163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA). Essa é a opinião do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, que enfatizou em sua última visita, semana passada, a necessidade de estruturação do complexo que é importante, segundo ele, para a economia do País, para a geração de emprego, agregação de valor e para desafogar os portos de Santos e Paranaguá.

Segundo o ministro, a economia começa com o escoamento da produção do norte de Mato Grosso. Com o Porto de Santarém, a produção do estado pode ser escoada de lá e não do Porto de Paranaguá, que está a mais de 2.600 km. Uma economia que pode ser superior a 50% do custo de produção vinculado ao frete. Geller frisou que viabilizar a produção agrícola é investir em logística e infraestrutura.

O Porto fluvial de Santarém respondeu por cerca 3% das exportações de grãos do Brasil em 2013. Com a expansão, a expectativa é ampliar em 535,6% da carga total do Porto de Santarém até 2030, crescimento que deve-se à localização favorável do complexo, próximo às regiões produtoras de grãos, diminuindo os custos com transporte.

A previsão de escoamento pelo Arco Norte (Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão) nesta safra de 2014/2015 é de 26 milhões de toneladas, sendo 17 milhões de toneladas de grãos só do estado do Mato Grosso.

http://www.guiamaritimo.com/gm_wp/noticias/porto-de-santarem-precisa-de-estruturacao-portuaria/

Nenhum comentário: