Mercado de frete marítimo vê alta de custos em caso de ocorrência de El Niño
A potencial ocorrência do fenômeno climático El Niño, que pode afetar safras globais, deve alterar padrões de embarques e elevar custos de frete marítimo, tendo impacto para fornecedores e importadores que precisam cobrir suas necessidades com compras em longas distâncias.
O El Niño, um aumento das temperaturas na superfície do Oceano Pacífico, pode provocar enchentes e secas em diferentes regiões, atingindo importantes áreas produtoras, incluindo a produção de arroz, trigo e cana. As previsões climáticas cada vez apontam maior probabilidade de seu retorno em 2014 pela primeira vez em cinco anos.
Nas ocorrências anteriores de El Niño, o principal índice de frete marítimo da bolsa de Londres Baltic Exchange subiu significativamente.
"As mudanças climáticas podem levar a mudanças no comércio de commodities agrícolas", disse Marc Pauchet, da corretora marítima ACM.
"Grãos e outras commodities agrícolas são sensíveis à chuva e não podem ser carregadas ou descarregadas em condições de umidade. Isso potencialmente levaria a um congestionamento nos portos e um aumento no tempo de espera", disse Burak Cetinok, da consultoria Hartland Shipping. "Em teoria, isso teria um impacto positivo em taxas de frete."
Fonte: Folha de São Paulo\Reuters
http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/24607-mercado-de-frete-maritimo-ve-alta-de-custos-em-caso-de-ocorrencia-de-el-nino?utm_source=newsletter_5877&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y
Nenhum comentário:
Postar um comentário