LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 16 de junho de 2014

MDIC e Apex-Brasil lançam diagnóstico do design brasileiro


MDIC e Apex-Brasil lançam diagnóstico do design brasileiro


Brasília - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram, no início deste mês, em Brasília, o Diagnóstico do Design Brasileiro. O objetivo é criar uma referência em design para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de uma política pública de design, no país. Atualmente, o design é considerado um elo importante entre indústria e mercado por influenciar, diretamente, no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e com desempenho superior.

O estudo realizado pelo Centro Brasil Design teve por base pesquisas feitas num período de oito meses, com mais de trezentas empresas brasileiras. Foi avaliada a compreensão do design nos setores industriais e de serviços. Também houve uma análise de dados do design no Brasil e das variáveis que impactam no ambiente de negócios. Além disso, especialistas apresentaram os cenários para o futuro do design no país até 2020, com visões conservadoras, moderadas e otimistas. O trabalho também apresenta indicadores, referências internacionais e contribuições de especialistas e formadores de opinião.

"O estudo é uma ferramenta valiosa para a orientação estratégica das políticas de promoção do design, assim como um condutor de competitividade da indústria nacional. Ele apresenta um levantamento do estado da arte do design brasileiro, trazendo informações atualizadas e inéditas, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a área e mapear as necessidades de fomento e outras medidas necessárias à expansão do setor", observa Beatriz Martins Carneiro, coordenadora-geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustável do MDIC.

Segundo o gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, o design promove inovação e valor à marca Brasil. "O lançamento do estudo é um marco no cenário do design brasileiro. O documento será uma ferramenta de estratégia para aumentar as oportunidades competitivas para as empresas brasileiras no mercado internacional. E, consequentemente, contribuirá para o aumento das exportações brasileiras".

O documento foi apresentado para nove setores da indústria brasileira: máquinas e equipamentos; médico-odonto-hospitalar; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; mobiliário; embalagem para alimentos; calçados; têxtil e confecção; cerâmica de revestimento e audiovisual.

Acesse o documento no link http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1402666459.pdf

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=2&noticia=13256

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