Cais da Copa no Porto de Santos fica pela metade
Escrito por Redação Portogente
O cais da Copa, no Porto de Santos (litoral paulista), se soma às demais obras com problemas para ficarem prontas para abrilhantar o maior show de futebol da Terra, promovido pela Fifa. Da extensão total prevista de 1.280 metros, ficaram prontos 512 metros, dos quais 40 metros construídos na área prevista para a construção do túnel submerso ligando as duas margens do estuário. Mais que uma dificuldade da Copa, que será atendida com o cais pronto, é o esquisito planejamento das obras portuárias no país.
As sondagens geológicas no canal do Porto estão em curso por conta do governo do Estado com a perspectiva de demolição da parte do cais que afeta o projeto submarino original. Propondo uma solução alternativa e próxima de embocadura do túnel, a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do complexo portuário santista, deliberou por não demolir a parte do cais.
É bom lembrar que, há mais de 20 anos, o local onde foi construído o cais da Copa já foi definido como trajeto do túnel ligando os municípios de Santos e Guarujá. Diretorias anteriores da Codesp participaram desse estudo, para tornar realidade um sonho da região acalentado há quase um século. São frequentes filas demoradas nas travessias de veículos entre as duas margens do Porto.
Essa obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa), no valor de R$ 287,2 milhões, investidos por meio da Secretaria de Portos (SEP). A demolição dos 40 metros de cais sugerida pelo Governo do Estado tem um custo previsto de R$ 12 milhões, e o valor estimado da proposta alternativa da Codesp custa três vezes o da demolição. Neste caso, haverá mudança do atual traçado.
Situações como essa alimentam comentários como o da revista inglesa The Economist, de que se o Brasil continuar como está, poderá aumentar a sua improdutividade.
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