LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Teste mostra ser viável funcionamento do novo píer do Porto


Teste mostra ser viável funcionamento do novo píer do Porto




Testes de capacidade para manobras feitos com simuladores marítimos mostraram ser viável a operação do novo píer em formato de “F” do Porto de Paranaguá. O projeto do novo píer está em elaboração pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). As simulações comprovam que os quatro novos berços poderão funcionar sem atrapalhar as demais operações do Porto de Paranaguá.

O píer será construído na parte oeste do cais comercial e funcionará como um novo sistema de embarque de granéis sólidos. O complexo vai compor o Corredor de Exportação, nos mesmos moldes do atual corredor leste, com oito correias que levarão os grãos das esteiras transportadoras de uso comum diretamente aos navios.

Este é o segundo grande projeto executivo feito pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. O primeiro foi o projeto do píer em “T”, já concluído. “Estes empreendimentos vão requalificar as instalações do Porto de Paranaguá, ampliando a oferta de serviços e elevando substancialmente a produtividade”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. No complexo, cada berço terá capacidade de carregamento de 4 mil toneladas por hora.

VIABILIDADE – O teste de viabilidade foi feito em São Paulo, no Simulador Marítimo Hidroviário da Universidade de São Paulo (USP). O equipamento é capaz de reproduzir as condições de navegação e de atracação de navios em águas restritas como as de canais, portos e rios.

“As manobras simuladas comprovaram a viabilidade de atracação nos quatro berços do píer em F, assim como a possibilidade de atracação de navios graneleiros com porte máximo de 300 metros, ou seja, tamanho superior aos que atracam atualmente”, afirmou o diretor de Operação da Appa, Luiz Teixeira da Silva Junior, que acompanhou a simulação com equipe técnica do porto. Segundo ele, outro fator positivo atestado pelo equipamento é que o novo píer em “F” não irá atrapalhar a atracação de navios nos berços já existentes.

O sistema permite prever com exatidão manobras de atracação arriscadas e simular as condições de comando de embarcações após a conclusão das obras portuárias.

Em três dias de testes, quatro práticos da Paranaguá Pilots conduziram navios em diversas simulações – o aparelho cria condições semelhantes as do Porto de Paraná, incluindo eventos críticos, como ventos fortes, ondas, correntezas, marés e diferentes condições de visibilidade, como neblina, noite, chuva e sol. Em todas elas os práticos atestaram a viabilidade de operação do píer.

SIMULADOR – O Simulador Marítimo Hidroviário recria o cenário em um ambiente de realidade virtual, com mais de 12 telas de 46 polegadas que simulam a vista da cabine de comando. Há também telas menores que imitam equipamentos como radar, GPS, carta náutica eletrônica, mostradores de velocidade e de inclinação. A estrutura também conta com timão e manches de comando.

A estrutura inclui ainda uma cadeira que se movimenta para simular o balanço de um navio.

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