LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Porto de Santos se prepara para evitar caos logístico


Porto de Santos se prepara para evitar caos logístico

Operação Safra 2015 irá colocar em prática as estratégias destinadas a superar os gargalos do transporte

POR VENILSON FERREIRA, DE SANTOS (SP)


Conjunto das intervenções vai resultar na movimentação de 4 milhões a 4,5 milhões de toneladas a mais em 2015 (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

Responsável por aproximadamente 40% das exportações brasileiras de soja e milho, o porto de Santos se prepara para evitar que o escoamento da safra recorde de grãos, em fase inicial de colheita, provoque o caos logístico semelhante ao ocorrido há dois anos, quando houve imensos congestionamento nas vias de acesso aos terminais portuários. A partir da quinta-feira da próxima semana (19/2) entrará em vigor a chamada Operação Safra 2015, uma parceria entre o setor público, tradings, transportadores e operadores portuários, que irá colocar em prática as estratégias destinadas a superar os gargalos logísticos.

Os agentes do setor estão reunidos nesta terça-feira (10/2), em Santos, para detalhar as principais ações que serão desenvolvidas, como obras de ampliação da malha ferroviária dentro do porto, sincronização de semáforos nas passagens de nível, duplicação de vias e troca das chaves elétricas nas linhas férreas, que ainda são operadas manualmente. O superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jean Mafra dos Reis, calcula que o conjunto das intervenções vai resultar na movimentação de 4 milhões a 4,5 milhões de toneladas a mais em 2015.

O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luis Cláudio Santana Montenegro, lembra que no ano passado, o primeiro em que foi realizada a Operação Safra, não foram registrados problemas de congestionamento nas vias de acesso aos terminais, devido à implantação da obrigatoriedade de agendamento dos caminhões que descem para a Baixada Santista. Ele conta que 95% dos caminhões seguiram a norma do agendamento e houve 85% chegaram ao porto dentro do prazo previsto, sem causar transtornos. No caso de descumprimento das regras, os operadores dos terminais portuários foram multados e alguns deles repassaram a cobrança para os caminhoneiros.

Segundo ele, para este ano o programa será aprimorado, com a disponibilização de mais um pátio para estacionamento temporário de 650 caminhões na Baixada Santista. Ele lembra que a ação é coordenada por um grupo formado por representantes da Secretaria de Portos (SEP), ministérios da Agricultura e dos Transportes, além de entidades federais, estaduais, administrações municipais, concessionários rodoviários, ferroviários e hidroviários, associações, sindicatos, embarcadores, armadores e terminais portuários.

Outra ação que será colocada em prática nesta safra é a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas principais rodovias por onde a safra é escoada. Basílio Militani Neto, coordenador de fiscalização da ANTT, conta que serão montados dois postos em Mato Grosso do Sul (Paranatinga e Aparecida do Taboado) e outros dois em São Paulo (Araraquara e Limeira). Os fiscais federais vão abordar os caminhoneiros para checar documentação das cargas e constatar se existe agendamento para o porto de Santos.

Basílio disse que ainda neste ano o governo federal deve realizar licitação visando a compra de equipamentos para na próxima safra tornar a fiscalização eletrônica. Antenas nas rodovias irão transmitir dados em tempo real sobre os caminhões, que deverão ter no para-brisa um selo de identificação. Ele explicou que será possível obter informações atualizadas sobre o tipo de carga, a origem, nome do contratante e agendamento no porto de Santos.

Com base nos dados, a ANTT poderá acompanhar o fluxo de veículos e detectar os gargalos que devem ser resolvidos.
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