Escrito por Redação Portogente
publicado no blog da Estela Benetti, no ClicRBS
Um terreno de 1 milhão e 22 mil metros quadrados (cem hectares) situado às margens da BR-101, em Imbituba, no Sul do Estado, será o destino da Geely caso a montadora decida se instalar em Santa Catarina. A área denominada Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc) e foi colocada à disposição dos chineses.
Há pelo menos dois anos, a Santos Brasil, empresa que opera o terminal de conteinêres no Porto de Imbituba e o governo do Estado negociam a vinda da Geely para SC. A intenção de ambos é movimentar a economia da região e abrir cerca de 800 vagas de emprego. O que estaria deixando os chineses com um pé atrás é o fato de não haver no local a mesma cultura metal-mecânica do Norte do Estado.
— Estamos abertos para receber a fábrica, mas não depende da nossa vontade. Temos boas áreas para oferecer e vamos aguardar a decisão — disse o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, que prevê aumento de 30% da receita tributária com a chegada da montadora.
Na próxima terça-feira, o presidente da Geely Automobile, An Conghui, estará em Itu (SP) para o lançamento do sedã médio EC7, que será vendido no Brasil, e pode dar pistas sobre o destino da nova fábrica.
Conforme o presidente da SC Participações e Parcerias (SCPar), Paulo Cesar da Costa, as negociações foram intensificadas há mais de um ano e, por enquanto, a única certeza é que Imbituba será o destino da montadora em SC. Costa disse que a empresa chinesa contratou uma consultoria para avaliar o mercado e que São Paulo é, sem dúvida, o maior concorrente.
— Santa Catarina tem um bom regime automotivo e isso pode ajudar, mas há outras questões sendo avaliadas — afirmou Costa.
Ainda neste mês haverá um novo encontro entre lideranças do governo do Estado e empresários da montadora chinesa.
http://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/imbituba/montadora-de-carros-da-china-deve-se-instalar-proximo-ao-porto-de-imbituba-80609
Nenhum comentário:
Postar um comentário