LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Firma santista implantará sistema automatizado no ES


Firma santista implantará sistema automatizado no ES

Ergos vai instalar serviço de controle de acesso no Porto de Vitória. E faz planos para Santos

FERNANDA BALBINO


A implantação de um sistema de controle de acesso automatizado ao Porto de Vitória (ES) será feita por uma empresa santista. O Ergos Group venceu a licitação realizada pelo complexo capixaba para o serviço e, segundo seus executivos, pretende participar da concorrência para dotar o Porto de Santos de tecnologia semelhante.


O instalação do sistema integra o projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog), desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP) e que chega ao complexo de Vitória. Ele disponibiliza uma ferramenta especialmente elaborada para o monitoramento integrado e um eficaz controle da chegada da carga.


Além de áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa cobre os corredores rodoviários do país. Para tanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) participam da iniciativa.


No porto capixaba, a Ergos Group irá instalar “um sistema unificado e integrado de informações, toda a infraestrutura necessária para a implantação das tecnologias – que são OCR, com reconhecimento de caracteres não só placa do veículo como do número do contêiner –, automação de gates, RFID (tecnologia de radiofre-quência) e circuito fechado de TV com foco em segurança e controle de acesso”, explicou o vice-presidente da empresa, Maxwell Rodrigues.


A companhia é subsidiária brasileira da Certus Port Automation, responsável pela automatização de portos como Roterdã, na Holanda. E Rodrigues lembra que “Roterdã demorou algo em torno de 20 anos para chegar no nível de automação que tem hoje, mas iniciou por algum processo. E esse primeiro passo tem que ser dado. Não adianta imaginarmos que tudo aquilo que vai ser implementado é muito macro, grande ou difícil, sendo que o primeiro passo não é dado”.


Segundo o executivo, a empresa deverá instalar e manter, por 36 meses, o sistema no porto capixaba. Neste período, o executivo aposta que a experiência da implantação do sistema poderá garantir maiores subsídios para realizar a tarefa no complexo santista.


“Para Santos, conforme a Secretaria de Portos disponibilizou através do site, existe uma verba de R$ 115 milhões para a implantação desse projeto que eles chamam de cadeia logística do Porto de Santos. E nós estamos visando participar justamente por conta do know-how e da expertise que nós vamos adquirir na implantação do Porto de Vitória. Existem inúmeros desafios. A gente tem uma série de atores envolvidos nesse processo – agentes de carga, clientes, caminhoneiros, agentes marítimos – e temos de garantir a coleta de informações, uma admissão veloz nos portos e, consequentemente, ajudar toda a cadeia logística, não só a portuária, como a rodoviária”, destacou.


Experiência


Rodrigues atua há 15 anos no mercado de tecnologia, com foco em segurança. Neste período, trabalhou na automatização de 16 portos espalhados pelo Brasil.

“Em 2010, criamos uma empresa para trazer soluções inovadoras para o Brasil. Percebemos uma carência significativa no setor portuário. E nós fomos buscar o que tinha de mais moderno no mercado. E quando a gente fala em automação portuária, a referência mundial, a estampa que existe é a do Porto de Roterdã”, explicou. 

Segundo o executivo, o grande desafio é a integração dos sistemas utilizados no setor. Isto porque existem plataformas de vários órgãos regulamentadores e muitas legislações que precisam ser atendidas. No caso de Santos, há tanto os projetos públicos como os privados. E para que tudo funcione adequadamente, esses sistemas precisam ser interfaceados.

“Além de utilizar a expertise que temos para a parte de infraestrutura, principalmente em virtude dos 16 portos que nós atendemos, vamos ter todos os especialistas que fizeram a implantação dos maiores portos automatizados do mundo conosco, para dar todo o amparo na implantação dessa solução no Porto de Vitória”, explicou Maxwell Rodrigues.

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