LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 26 de abril de 2012




Paranaguá e Antonina vão crescer

Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, deverão passar por um novo ciclo de expansão. Em audiência realizada ontem na Assembleia Legislativa do Paraná, o superintendente de ambos os portos, Luiz Henrique Dividino, apresentou um programa de ampliações e modernizações cujo cronograma contempla atividades portuárias dos próximos vinte anos. "Não bastam ideias, precisamos transforma-las em projetos", defendeu.

antonina-porto-350Dividino destacou que, pela primeira vez, o porto de Antonina será contemplado no processo de dragagem – assim, retomará a profundidade de 8,5 metros depois de mais de uma década. "O porto de Antonina bateu recordes de movimentação no ano passado e, a partir da nova dragagem, vamos viabilizar ainda mais as operações naquele terminal", garantiu.

Parlamentares questionam, porém, a contratação de um serviço de dragagem em detrimento da compra de uma draga. Dividino garante que em hipótese nenhuma a compra da máquina seria rentável. "Além do custo do equipamento, temos de levar em conta os custos com revisões, pessoal para operar, docagem", rebateu. Segundo ele, o processo de dragagem deve começar nos próximos meses.

O Plano de Trabalho e Programa de Expansão dos Portos de Paranaguá e Antonina também será apresentado em Brasília, na Secretaria de Portos e na Agência de Transportes Aquaviários – órgãos responsáveis pela política e fiscalização do sistema portuário brasileiro. "Precisamos estar sintonizados com as diversas esferas governamentais", entende Dividino.

Nenhum comentário: