LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 18 de abril de 2012



Exportação de veículos pelo porto de Paranaguá cresce 25% no primeiro trimestre

A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 18,6 mil unidades exportadas nos primeiros meses do ano, contra 14 mil no mesmo período de 2011. Considerando a importação, o resultado foi ainda maior. No trimestre, a Appa registrou alta de 77% nas importações de veículos, totalizando 35 mil unidades contra 20 mil no mesmo período de 2011. _ Assessoria de Imprensa.

Os principais destinos dos veículos exportados por Paranaguá são Argentina, México e Alemanha. Vem também destes mesmos países a maioria dos veículos importados pelo porto. As principais montadoras que movimentam cargas por Paranaguá são Volkswagen, Renault e Nissan.

O Porto de Paranaguá tem aumentado ano a ano a movimentação de veículos em função de adaptações logísticas que permitiram aumento na produtividade da operação. As adequações no berço de escoamento de veículos – que está próximo ao pátio de estacionamento – agilizaram toda a movimentação de embarque e desembarque de veículos.

Uma ordem de serviço estabelece a prioridade de atracação para os navios de veículos no berço 217, desde que os mesmos cumpram uma movimentação mínima exigida. No caso de navios PCC (exclusivamente de veículos), a movimentação mínima exigida é de 150 veículos por hora. Já os navios Roll-on/Roll-off, que tem carga mista, a movimentação mínima exigida é de 5 mil toneladas por dia.

No entanto, na prática, a movimentação de veículos em Paranaguá é bem mais ágil. A prancha média registrada é de 450 veículos por hora. O porto recebe cerca de 12 navios PCC por mês, que movimentam uma média de 1300 automóveis (por navio) e operam em nove horas, aproximadamente.

A agilidade da operação foi atingida graças à profissionalização dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) que manobram os veículos dos pátios até os navios. Procedimentos simples de como manusear os veículos, sem usar relógios ou anéis – evitando riscos na lataria – até regras de direção defensiva permitiram que o porto zerasse as ocorrências de avarias com este tipo de carga.O Porto de Paranaguá conta com dois pátios para veículos com capacidade para 6,5 mil carros. Um terceiro pátio, com capacidade para 2500 unidades, está em processo de alfandegamento.

Trimestre – Outro destaque na movimentação do trimestre é a soja, que atingiu alta de 144% nas exportações, totalizando 1,9 milhão de toneladas. O farelo de soja também apresentou bom resultado, totalizando 1,1 milhão de toneladas exportadas, o que representa uma alta de 50% em relação a 2011.

No total geral, a Appa fechou o trimestre com 8,9 milhões de toneladas movimentadas, apresentando alta de 9% em relação a 2011. A receita cambial gerada pelas exportações apresentou crescimento de 23%, totalizando US$ 3,7 bilhões.

Fonte: Ascom  Appa

Nenhum comentário: