Saldo das trading companies alcança US$ 5,602 bilhões em 2012
Brasília – As exportações brasileiras via trading companies totalizaram US$ 7,348 bilhões, de janeiro a abril deste ano, e as importações do segmento foram de US$ 1,747 bilhão. A corrente de comércio do setor somou US$ 9,095 bilhões e o saldo positivo alcançou US$ 5,602 bilhões.
Em relação ao total vendido pelo Brasil ao exterior no período (US$ 74,646 bilhões), as exportações das empresas trading companiesrepresentaram 9,8%. Já em relação ao total importado pelo país no quadrimestre (US$ 71,329 bilhões), a participação foi de 2,4%.
No comparativo com o mesmo período de 2011 (US$ 8,970 bilhões), as vendas brasileiras dessa categoria de empresas recuaram 18,1% e as aquisições (US$ 1,787 bilhão) diminuíram 2,3%. O saldo, no primeiro quadrimestre do ano passado, foi de US$ 7,183 bilhões e, portanto, houve retração de 22% em relação ao mesmo período deste ano, o que também ocorreu com a corrente de comércio (US$ 10,757 bilhões), que decresceu 15,4%.
Produtos
Na pauta de exportações das trading companies dos primeiros quatro meses de 2012, os produtos básicos corresponderam por 81,4% do valor exportado, enquanto os industrializados representaram 18,6% (11,1% de bens manufaturados e 7,5% de semimanufaturados).
Os principais produtos básicos vendidos, no período, foram: minério de ferro (US$ 3,969 bilhões, participação de 54% do total exportado), soja em grão (US$ 909,7 milhões, 12,4%), carne de frango (US$ 482 milhões, 6,6%), farelo de soja (US$ 191,5 milhões, 2,6%), e milho em grão (US$ 95,7 milhões, 1,3%).
Entre os produtos industrializados, destacaram-se: açúcar em bruto (US$ 382,2 milhões, 5,2%), suco de laranja (US$ 214,3 milhões, 2,9%), açúcar refinado (US$ 112,2 milhões, 1,5%), ouro semimanufaturado (US$ 96,9 milhões, 1,3%), e preparações e conservas de carne de peru (US$ 66,4 milhões, 0,9%).
Entre os produtos industrializados, destacaram-se: açúcar em bruto (US$ 382,2 milhões, 5,2%), suco de laranja (US$ 214,3 milhões, 2,9%), açúcar refinado (US$ 112,2 milhões, 1,5%), ouro semimanufaturado (US$ 96,9 milhões, 1,3%), e preparações e conservas de carne de peru (US$ 66,4 milhões, 0,9%).
As importações do setor, no período, foram compostas, majoritariamente, por bens industrializados (94,8%, sendo 90,1% de manufaturados e 4,7% de semimanufaturados). Os principais produtos adquiridos foram: automóveis de passageiros (US$ 483,8 milhões, com participação de 27,7% do total importado), máquinas e aparelhos de terraplanagem (US$ 133,1 milhões, 7,6%), máquinas automáticas para processamento de dados (US$ 113,4 milhões, 6,5%), aparelhos transmissores e receptores de telefonia celular (US$ 104,1 milhões, 6%), e borracha natural (US$ 53,4 milhões, 3,1%).
Mercados
As exportações das trading companies tiveram como principal destino a China no primeiro quadrimestre de 2012, com vendas de US$ 2,256 bilhões, representando 30,7% do total exportado. Na sequência, apareceram: Japão (US$ 618,3 milhões, 8,4%), Países Baixos (US$ 417,6 milhões, 5,7%), Coreia do Sul (US$ 353,4 milhões, 4,8%), e Itália (US$ 317,7 milhões, 4,3%).
A China foi também o principal mercado fornecedor deste segmento de empresas brasileiras entre janeiro e abril de 2012, com gastos de US$ 413,3 milhões, valor equivalente a 23,7% das compras totais no acumulado do ano. Na segunda posição está a Argentina (US$ 296,4 milhões, 17%), seguida por Estados Unidos (US$ 198,9 milhões, 11,4%), Alemanha (US$ 91,2 milhões, 5,2%), e Reino Unido (US$ 90,3 milhões, 5,2%).
Trading companies
As vendas ao exterior por intermédio das empresas trading companies são classificadas como exportações indiretas e são equiparadas às exportações diretas no aspecto fiscal. Elas apresentam vantagens, principalmente, para o pequeno e médio produtor nacional que não dispõem de uma estrutura própria dedicada às operações de comércio exterior.
Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) passou a divulgar a balança comercial das trading companies para servir como indicador para o setor e também para auxiliar na formulação de políticas públicas na área.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
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