LEGISLAÇÃO

terça-feira, 22 de maio de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 22/05/2012



Cabotagem impulsiona a distribuição de congelados e refrigerados no País
São Paulo - Segurança, agilidade logística, redução nos custos e na emissão de poluentes, pontualidade e aumento na competitividade. Esses são os principais atributos que contribuem para que o setor de congelados e refrigerados no Brasil potencialize sua distribuição ao utilizar a cabotagem para o transporte de cargas.

O modal aquaviário é uma alternativa rentável para compor a cadeia de suprimentos no setor de congelados e refrigerados e possui uma série de vantagens. A primeira delas é a economia: o valor por quilômetro rodado custa até 50% menos quando comparado ao transporte rodoviário, para distâncias acima de 1000 km.

A redução nos custos também acontece em relação à manutenção, quando comparado ao transporte rodoviário, já que na cabotagem esses custos são bem menores, tendo em vista as atuais condições das estradas brasileiras. Além disso, a integridade da carga no destino final reduz significativamente a avaria dos produtos.

No caso da Mercosul Line, por exemplo, a estrutura da empresa permite oferecer serviços de transporte de carga porta a porta integrando o modal marítimo e o rodoviário, gerenciando o produto em todo o processo e no fluxo de informações.

Como os terminais intermodais estão estrategicamente posicionados, é possível ligar o porto de Santos aos principais portos do Brasil. Atualmente, a Mercosul Line atua nos seguintes portos: Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Itapoá (SC), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Pecém (CE), Rio Grande (RS), Santos (SP), Suape (PE), além de Montevidéo e Buenos Aires.

Em 2011, a Mercosul Line movimentou no setor de congelados e refrigerados, 12.000 TEUS (1 TEU é equivalente a um contêiner de 20 pés) de carga reefer (contêineres refrigerados, tipo: REEFER). A expectativa da companhia é obter um crescimento de 20% em 2012, na operação envolvendo outros setores e quando comparado ao ano anterior. Essa previsão se dá em função do reconhecimento, por parte das empresas, da importância estratégica do modal para os negócios e para a redução dos custos quando comparado ao modal rodoviário.

Outros fatores como “o aumento no consumo em função da busca por produtos mais saudáveis pode contribuir para alavancar o mercado”, observa Roberto Rodrigues, Presidente/CEO da Mercosul Line.

Fonte:Portal Nacional de Seguros
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/navegacao/15491-cabotagem-impulsiona-a-distribuicao-de-congelados-e-refrigerados-no-pais



Hidrovia Porto Alegre-Rio Grande tem plena condição de navegação, segundo a SPH
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) informa que a hidrovia que liga o Porto de Porto Alegre a Rio Grande está em plenas condições de navegabilidade. A situação foi comprovada na quinta-feira (17), quando a Marinha do Brasil e técnicos da Divisão de Operações e Fiscalização da SPH (DOF/SPH) vistoriaram a sinalização náutica num trecho de aproximadamente 60 quilômetros.   

No levantamento foi constatado que faltam apenas duas boias no trecho que liga o Canal de Itapuã e Cristal. "Esta carência será sanada na próxima semana, pois já temos equipe programada para instalar estes dois equipamentos", afirmou o engenheiro da SPH, Reinaldo Gambim, que acompanhou a operação. "Esse trabalho garante o aumento no índice de eficácia do balizamento das hidrovias que estão sob jurisdição da Superintendência", explicou.   

Gambim afirmou ainda que a situação da hidrovia Porto Alegre-Rio Grande está tranquila e a passagem dos navios de grande porte está acontecendo normalmente. "Estamos com o calado de 5,18 metros, mais as margens de segurança, que são de 50 centímetros e a folga calculada entre o casco da embarcação e o leito do Guaíba, que é de mais 50 centímetros. Esses índices nos dão a garantia de que o canal está em plenas condições ", explicou.   

Outra ação realizada pela SPH, na manhã da última sexta-feira (18) foi a instalação da boia de bifurcação que dá acesso a o terminal de Guaíba. O equipamento dá mais segurança à navegação da travessia entre Porto Alegre e Guaíba.     

Fonte: Jornal Agora (RS)
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/15490-hidrovia-porto-alegre-rio-grande-tem-plena-condicao-de-navegacao-segundo-a-sph

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