LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CLASSIFICAÇÃO



Uma das piores coisas que pode ocorrer com um classificador é a criação de certas generalizações perigosas (padrões mentais equivocados) sobre onde classificar certos gêneros de mercadorias.
Muitos classificadores ao criarem tais generalizações acreditam que estão ganhando tempo; mas ao contrário, estão perdendo tempo e passando a trabalhar em margens diferentes e até mesmo muito superiores a “zero erro”.
"Margem zero erro" significa que não se pode errar quando se classifica ou se revisa a classificação de uma mercadoria (a margem de erro admitida é “não cometer nenhum erro” e a isto eu chamo de margem “zero erro”).
Há técnicas para se conseguir isso na maioria dos casos, mas estas não são o alvo aqui e sim a formação de padrões mentais equivocados.
Exemplos desses padrões? Vamos lá: nem todas as partes de automóveis se classificam no Capítulo 87. Mais um? Nem todas as mercadorias elétricas se classificam no Capítulo 85.
No caso das mercadorias elétricas, um exemplo singelo e muito interessante nessas épocas de frio, aqui no Brasil, são os cobertores elétricos.
Esses cobertores não se classificam no Capítulo 85, mas sim no Capítulo 63 (especificamente na posição 6301).
Dessa maneira, use SEMPRE o método de classificação, mesmo que possa parecer repetitivo e até mesmo cansativo (esse método já foi tratado aqui no blog).
Abraços para todos.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: SH e NESH com adaptações.

Nenhum comentário: