LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS



Ao redor de Brasília há um cinturão de pequenos produtores rurais, que abastecem a cidade com hotaliças, legumes, grãos, doces e umas poucas frutas.
Existem também pequenos produtores de leite (de cabra e vaca) que fabricam alguns laticínios.
Esses produtores fornecem para muitos restaurantes, em especial os vegetarianos, que existem aos montes aqui na minha querida Brasília.
Conheço uma micro empresa rural que produz uma boa ricota orgânica e a comercializa numa “loja” de produtos naturais, que fica dentro de um restaurante vegetariano (do tipo slow food).
Eu conheci o dono dessa empresa quando ela ainda não existia e ele entregava a ricota nos restaurantes com um carro velho (hoje ele tem uma camionete mais moderna e toda fechada).
Numa conversa, durante um almoço, ele disse que estava fechando negócios com um supermercado de Brasília, mas este exigia Nota Fiscal (ele nada tinha a objetar quanto a isso). O problema que ele estava encontrando era a tal da NCM, que ele não tinha a menor ideia do que era.
Eu expliquei o que é NCM e como encontrar o código (eu sinalizei o Capítulo 4 e no outro dia eu enviei para ele, por e-mail, a cópia desse Capítulo).
Passado uma semana, eu o encontrei no restaurante e, segundo ideia dele, a NCM mais adequada para sua ricota era o código 0406.90.90. Todavia, ele não tinha certeza e pediu que eu o ajudasse (concordei, pois ele é um homem correto, que trabalha duro no campo para tirar o sustento da família – ele é parte de uma nova geração que está revolucionando o campo brasileiro, com muito trabalho e determinação).
O código que esse meu amigo pensa ser o mais adequado para sua ricota está errado.
Isto ocorre porque a ricota é um queijo proveniente do soro do leite e em relação a este tipo de queijo existe a Nota 3 no Capítulo 4 da NCM. Sobre ela as NESH ensinam:
Os queijos de soro de leite são obtidos por concentração do soro de leite com adição de leite ou de gorduras do leite. Classificam-se na presente posição desde que possuam as três características seguintes:
a) terem um teor de gorduras do leite, calculado em peso sobre extrato seco, igual ou superior a 5%;
b) terem um teor de extrato seco, calculado em peso, igual ou superior a 70%, mas não superior a 85%;
c) apresentarem-se moldados ou serem suscetíveis de moldação.
Ora a ricota fabricada pelo meu amigo tem essas características – teor de gordura e extrato seco dentro do especificado, além é claro de estar moldada (muitas ricotas não têm essas características e são vendidas no mercado como se ricota fossem).
Dessa maneira a ricota desse meu amigo se classifica no código NCM 0406.10.90 (eu informei a ele o correto código e aproveitei o momento para comprar dele duas ricotas – ele queria fazer presente das mesmas, mas eu não aceitei, pois respeito é o que o homem do campo precisa e, além disso, é um bom amigo, um grande engenheiro agrônomo e que sabe contar piadas como ninguém).
Um abraço e boa semana.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NCM e NESH.

Nenhum comentário: