SONDAGEM INDICA ELEVADO NÚMERO DE GRANDES EMPRESAS QUE INVESTEM EM INOVAÇÃO
Sete em cada dez grandes empresas brasileiras têm apostado na inovação tecnológica para aumentar sua competitividade no mercado interno. Esta é uma das conclusões da Sondagem de Inovação tecnológica, levantamento trimestral realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para avaliar o esforço real e a expectativa das grandes empresas com investimentos nesta área.
Os números do segundo trimestre de 2010, anunciado nesta terça-feira (26) pela ABDI, mostram que 71,5% das grandes empresas industriais inovaram em produto ou processo no período, percentual semelhante ao verificado na pesquisa anterior (71,4%). A sondagem também apontou que 27% das empresas ampliaram seus investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e 47% mantiveram o mesmo nível do trimestre anterior. "São números excelentes, que indicam a consciência do empresariado brasileiro da necessidade de inovar para garantir presença no mercado", avaliou o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri.
Com relação ao trimestre anterior, quando foi realizada a primeira edição da Sondagem, a pesquisa detectou que houve um crescimento de 52,4% para 57% em inovação de produto, com lançamento de produtos já existentes no mercado nacional. Não houve alteração no número de empresas que lançaram produtos ainda não existentes no Brasil, mas o percentual é considerado satisfatório: 18,1%.
As inovações de processo de produção tiveram uma ligeira redução entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, quando se comparam os dados das duas pesquisas. Essa redução ainda é mais acentuada quando se fala em novos processos no mercado nacional 24,8% para 15,5%. A queda do índice de inovação de processo dentro da própria empresa foi superior a três pontos percentuais (48,6% para 45,1%).
"Nem toda inovação tecnológica de produto necessita de uma inovação tecnológica de processo, bem como nem toda inovação de processo é realizada para produzir um novo produto", observou Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI e responsável pelo estudo. No entanto, reforçou a diretora, as empresas que realizam inovações de produto e de processo fazem esforços maiores para inovação do que a média das demais firmas.
Segundo ela, ainda é cedo para tirar conclusões sobre a tendência das empresas em relação à inovação nesta segunda edição da sondagem. "Não temos ainda uma série histórica, portanto não é possível saber se há algum fator sazonal nesses números. O importante é perceber que as grandes empresas, que orientam a inovação para outros setores, estão investindo para se tornar mais competitivas, tanto no mercado nacional quanto no exterior", disse a diretora.
A Sondagem de Inovação entrevista trimestralmente as empresas industriais com 500 ou mais pessoas ocupadas. Existem aproximadamente 1.650 empresas industriais com esta característica na indústria brasileira e sobre ela foi realizada a amostragem. A pesquisa foi desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), com o apoio técnico-científico de uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de especialistas setoriais renomados de outras instituições acadêmicas brasileiras. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestou auxílio técnico na elaboração do questionário e na definição da amostra das empresas consultadas.
A pesquisa encomendada pela ABDI, agência governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), será fundamental para auxiliar as ações de promoção do desenvolvimento industrial brasileiro. A ABDI, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com os Ministérios da Fazenda e da Ciência e Tecnologia, é responsável pela Secretaria Executiva da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), sob a coordenação geral do MDIC.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
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